Enquanto a Copa do Mundo Feminina de futebol acontece a todo vapor na Nova Zelândia e na Austrália, batendo recordes de audiência e criando um novo parâmetro na cultura de apreciação da modalidade no mundo, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, decidiu fazer uma visita ao Taiti, território francês na Oceania. A viagem de quatro dias do dirigente gerou polêmica na imprensa internacional, que questionou o seu compromisso com a igualdade de gênero no esporte.
Não ia bombar?
Vale lembrar que, nas palavras de Infantino, esta edição do evento iria ser um divisor de águas na cultura, premeditando o êxito midiático do Mundial, o qual vai muito bem em cotas de patrocínio e direitos de transmissão.
Infantino chegou a assistir a alguns jogos da primeira fase da Copa, mas logo em seguida embarcou em um jato particular rumo ao Taiti, onde foi conhecer a equipe de futebol de areia daquele país. O Taiti vai disputar a Copa do Mundo de Futebol de Areia em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em novembro deste ano.
Meias-desculpas
O argumento de Gianne foi o de que sua visita ao Taiti fazia parte do seu trabalho de promover o futebol em todas as suas modalidades e regiões. No entanto, sua conduta chegou a ser comparada com o seu antecessor, Joseph Blatter, o qual também costumava fazer viagens controversas durante os torneios promovidos pela própria entidade.
Alguns jornais ingleses criticaram Infantino por ter abandonado o país-sede da Copa feminina, uma vez que o mesmo foi presença constante nos jogos da Copa masculina no Qatar, no ano passado. Eles também questionaram se o dirigente realmente se importa com a equidade no futebol, por trazer essa pauta para os seus discursos:
“O presidente da Fifa fala sobre a questão da igualdade no futebol masculino e feminino, mas sua ausência no torneio feminino levanta dúvidas sobre essa intenção”, escreveu o jornal Dailymail.
Acompanhe novidades sobre a Seleção Brasileira no Twitter:
Tweets by SelecaoFemininaSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.