Após uma derrota, tida como decepcionante na última rodada do Brasileirão, onde o Corinthians caiu por 2 a 1 diante do São Paulo no Morumbi, a diretoria do clube alvinegro decidiu pensar rapidamente e anunciou a contratação de Mano Menezes como novo treinador, mandando Vanderlei Luxemburgo para casa. Mano chega ao Timão com a missão de garantir uma vaga na final da Copa Sulamericana, mas o Fortaleza não parece disposto a entregá-la de mão beijada.
Mano por Menezes
Vale ressaltar que Mano Menezes é um nome de grande prestígio no Parque São Jorge, retornando para sua terceira passagem como técnico. Sua contratação foi oficializada menos de 24 horas após a dispensa de Vanderlei Luxemburgo, e desde o fim da semana passada ele já atua no Centro de Treinamento do Corinthians. O contrato de Mano tem validade até o final de 2025, e sua experiência e histórico de sucesso com grandes times do país foram fatores determinantes para sua escolha em um momento crucial.
Correndo atrás do ‘prejú’
Com Mano no comando, o Corinthians busca recuperar seu desempenho, aspirando uma reviravolta na temporada. Como técnico, enfatizou a importância da simplicidade e da compreensão tática para os jogadores. Em sua coletiva de apresentação, ele ressaltou que o tempo é limitado para grandes mudanças e, portanto, o foco inicial será aprimorar o posicionamento e as execuções de jogo. Em sua primeira coletiva de imprensa, deixou afirmado:
“Eu acredito muito em ideia, conceito de jogar. Os jogadores todos estão sempre precisando disso. Esse é o papel principal de um técnico de futebol. O que eu quero fazer em curto prazo, com traços simples e objetivos, você não vai fazer coisas tão complexas num curto espaço de tempo. Esses traços simples são para que os jogadores tenham uma consciência do que queremos fazer em cada uma das partidas para que a gente faça bem feito o que a gente quer fazer […] Se eu não deixar isso claro, vai haver uma confusão, que é um prato cheio para as coisas não andarem bem. Vamos tentar fazer isso para que os jogadores saibam o que a gente quer em cada momento do jogo” disse Menezes.
Jogo do tudo ou nada
Em meio ao caos, Mano Menezes chega num momento delicado para o Timão. E foi pensando nisso que ele já tomou algumas decisões táticas, com foco em aumentar a eficiência da equipe. Os jogadores estão comprometidos em entender suas orientações e aplicá-las em campo. A partida crucial contra o Fortaleza na terça-feira, na Arena Castelão, é vista como a mais importante do ano para o Corinthians, pois uma possível conquista na Sul-Americana acabaria com o jejum de títulos que dura desde 2019 e garantiria uma vaga na Libertadores de 2024.
Acompanhe novidades do Timão no X (antigo Twitter):
Tweets by CorinthiansSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 12 de Dezembro 2024
Márcia Pereira é jornalista, mãe e amante de esportes. Possui formação acadêmica pela Universidade Federal do Paraná. Tendo sido atleta por muitos anos, sua área de atuação hoje é o jornalismo esportivo, como forma de estar próxima do que sempre amou e acredita. É Flamenguista roxa e tem Zico como seu grande ídolo do esporte. É fã de Gabigol.