Um Céu de Brigadeiro: Brasil e Espanha em amistoso ‘contra o racismo’

Brasil e Espanha se enfrentarão num amistoso em combate ao racismo espanhol. Ação, promovida por ambas Federações, leva o lema de “Uma mesma pele” e está marcada para março de 2024

Fonte: Internet/Reprodução

Qual a melhor forma de lutar contra práticas racistas em um país? Criar políticas públicas que lidem com inclusão e ações afirmativas? Diminuir o cerco aos imigrantes, reconhecendo-os como peça fundamental no funcionamento da sociedade? Ou meter um jogão de futebol com uma seleção rival, predominantemente negra, sob o slogan Uma mesma pele”?. Acertou quem errou escolhendo a última alternativa: e é exatamente isso o que a CBF e a RFEF pretendem fazer em relação ao racismo na comunidade espanhola.

Empurrando com a barriga

O amistoso será entre Brasil e Espanha e, segundo as Federações, “servirá para reforçar o compromisso contra a violência no futebol […] e intensificar as boas relações já existentes”. A partida acontecerá na Espanha, e funcionará como uma resposta aos recentes ataques racistas sofridos por Vinicius Jr, do Real Madrid, nas partidas de La Liga. A data, no entanto, não podia ser mais tardia: março de 2024, quase um ano depois de toda repercussão do ocorrido. Irônico, não?

A decisão veio de cima

E qual a melhor forma de lidar com um tema social e urgente, que atinge a todas as camadas? Com uma decisão unilateral e vinda de cima, é claro! A decisão da ação foi tomada pelos presidentes das Federações, além do embaixador brasileiro, Orlando Leite. No cartaz de divulgação do show, os maiores nomes de ambas as seleções: Vini Jr, Neymar, Raphinha; do Brasil. Nico Williamns, Pedri e Rodri; da Espanha.

Pão e Circo

Pra quem achou absurdo, vale lembrar que a política do Pão e Circo acontece desde o Império Romano, jogando uma bela cortina de fumaça em todo problema real que ameaça desestabilizar o andamento das coisas. Resta esperar que a Mídia Espanhol, responsável em grande parte pela alienação dos cidadãos, abrace a causa, vendo a oportunidade como uma via de inclusão da pauta em sua programação. Vale lembrar que os casos de racismo na Espanha são constantes, e passeiam desde o racismo recreativo, com pessoas fazendo Blackface na plateia, até a ações grosseiras, como bananas atiradas ao campo e insultos contra os jogadores afrodescendentes, normalmente brasileiros. Essa será a décima vez que Brasil e Espanha se enfrentarão na história. A última vez foi em 2013, na Copa das Confederações. Naquela ocasião a vitória foi verde e amarela, por 3 a 0, no Maracanã. Veja alguns tweets destacados sobre a ação promovida entre Brasil e Espanha:
https://twitter.com/lvcasoliveira/status/1665806748957941761?s=20
https://twitter.com/therosesShawn/status/1666077808953802754?s=20
A CBF está no Twitter! Acompanhe as novidades da nossa seleção através da rede oficial: Colabore com Esporte e Mídia! Sugira pautas e notícias que gostaria de ver publicadas em nosso site.

notícias

Repórter Rodrigo Franco vira narrador no SporTV e Premiere

Pai tá on! Popó lutará com dublê de Vin Diesel

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Um Céu de Brigadeiro: Brasil e Espanha em amistoso ‘contra o racismo’