Top 50 mundial, o Flamengo é a marca mais valiosa do futebol brasileiro!

Publicado :

Em recente estudo realizado pela inglesa Brand Finance, o time brasileiro é o único não europeu a estar entre as cinquenta marcas de futebol mais valiosas do mundo. O Manchester City é o primeiro colocado. O top 3 é completado com Real Madrid e Barcelona.

O Flamengo realmente está em outro patamar. Ou melhor, em “oto patamá”, expressão cunhada pelo atacante rubro-negro Bruno Henrique a quando respondia sobre uma polêmica envolvendo o time da Gávea e o Vasco da Gama. De fato, o clube rubro-negro se reestruturou há 10 anos atrás e hoje vive o tempo da graça. Títulos importantes, craques importantes, vendas e compras de jogadores de nível internacional, bons contratos de patrocínios e parcerias comerciais de grande vulto, como a que foi anunciada no início do ano entre Flamengo e BRB. Tudo isso faz com que o Flamengo seja o único clube fora da Europa a estar entre as cinquenta marcas mais valiosas do mundo. Quem diz isto é a empresa Brand Finance, da Inglaterra.

Caiu mas nem tanto

O estudo também aponta que o Flamengo caiu em relação a 2022, quando ficou na posição 49. Agora em 23 o time está na posição 50, mas o valor da marca aumentou 2% desde a última pesquisa: a marca do Fla vale em torno de 98 milhões de euros (algo como 509 milhões de reais). Para os pesquisadores do Brand Finance, esta leve descida de posição pode ser explicada pela eliminação precoce para os sauditas do Al-Hilal no Mundial de Clubes da FIFA disputado este ano em Marrocos e que mexeu um pouco com a imagem do clube carioca no cenário internacional. Contudo, o rubro-negro conta com reputação global favorável por sua popularidade e pelos títulos recentes que venceu.

Manchester City no top! Espanhóis completam o top 3

O time azul de Manchester, que vai disputar a sua segunda final de Liga dos Campeões com o Inter de Milão, é para a Brand Finance a marca de futebol mais valiosa em 2023. O estudo apontou que o City vale nada menos que 1 bilhão e 501 milhões de euros. Hugo Hensley, diretor de serviços esportivos da Brand Finance, explica: “Há uma década, o Manchester City vem exercendo seu domínio no futebol inglês, incluindo a conquista de quatro títulos da Premier League nas últimas cinco temporadas. No entanto, o desempenho do clube na classificação deste ano destaca que o City está se saindo bem fora do campo em termos de construção de uma marca forte, atraindo torcedores e patrocinadores”.

O Real Madrid, que esteve no topo deste estudo nos últimos quatro anos, agora está na segunda colocação. A marca dos merengues em 2023 foi estipulada valendo 1,46 bilhão de euros.

O Barcelona fecha o top 3 com a sua marca valendo 1, 37 bilhão de euros. Nada mal para um clube que tem passado por sérios problemas financeiros e jurídicos ao longo dos últimos três, quatro anos.

Acompanhe todas as notícias do Flamengo através da sua conta oficial no Twitter:

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 14 de Junho 2024

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Destaques > Top 50 mundial, o Flamengo é a marca mais valiosa do futebol brasileiro!