O Brasil de Ramon Menezes perdeu de virada para a boa seleção de Senegal. Um placar de 4 a 2 no segundo confronto das seleções até aqui. Ramon, que concedeu entrevistas após a partida, mudou o discurso que vinha assumindo desde que o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o nomeou como técnico interino. Se antes as respostas de Ramon eram mais vagas sobre sua vontade de continuar à frente da Seleção, agora a coisa mudou um pouco. O interino expressou o desejo em continuar no cargo até a chegada do italiano Carlo Ancelotti, que provavelmente assumirá a seleção canarinha em meados de 2024.
Em geral bastante cauteloso, Ramon subiu o tom ainda nas dependências do Alvalade. Ele destacou a coragem que teve ao assumir o comando da seleção neste período pós-Copa, ainda sob ressaca da “surpreendente” eliminação nos pênaltis para a Croácia,
O questionado interino parecia ter preparado um discurso em defesa do seu fraco desempenho (duas derrotas e uma vitória em três jogos) como selecionador principal e disse claramente que deseja continuar.
Futuro de Ramon na CBF
O interino fez questão de reiterar o seu caráter forte e coragem frente aos desafios que vieram e que possam vir, pois logo em seguida disse que vai estar à disposição da CBF e do seu presidente sempre que fosse solicitado.
Ramon espera continuar trabalhando na CBF. Seu cargo é, na verdade, o de treinador da seleção sub-20. Seleção que, aliás, foi recentemente eliminada no Mundial da categoria pela inexpressiva seleção de Israel. Ramon espera ter mais oportunidades na seleção principal. Ele expressou a vontade de estar à beira do gramado em setembro, quando começam as Eliminatórias para a Copa de 2026.
Até Ancelotti chegar
A transição para a chegada do italiano Carlo Ancelotti, prevista para a segunda metade de 2024, ainda será definida pelo presidente Ednaldo Rodrigues que anunciou uma conferência de imprensa nos últimos dias de junho para se pronunciar sobre os passos seguintes da CBF na condução do futuro da Seleção Brasileira principal.
Ramon, possivelmente, permanecerá na CBF como um dos auxiliares fixos e treinador da Sub-20, mas existe realmente a possibilidade de uma mudança de liderança até o italiano chegar. Comenta-se que um nome de confiança do experiente treinador europeu deve fazer a “transição” até 2024.
Ramon terá em breve uma reunião com o presidente Ednaldo Rodrigues. Em pauta estará o seu futuro na CBF. O interino anseia por continuar no cargo, apesar das duas derrotas que acumulou até agora, contra Marrocos e Senegal.
“É hora de descansar também. Provavelmente teremos uma conversa. Sou funcionário da CBF e estou à disposição. Tenho coragem e confiança para continuar fazendo meu trabalho”, afirmou Ramon.
O contrato de Carlo Ancelotti com o Real Madrid vai até junho de 2024. Se, por um acaso, o clube espanhol liberá-lo antes, comenta-se que Carlo assumirá logo o Brasil.
Acompanhe o Twitter oficial da Confederação Brasileira de Futebol para ir seguindo o desenrolar dos acontecimentos:
Tweets by CBF_FutebolAposta nas melhores casas de apostas do dia 13 de Dezembro 2024
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.