“Por que Waldemar”? ESPN faz referência a meme icônico para discutir gestão do futebol brasileiro em seu novo doc

A ESPN vai lançar um novo doc intitulado "Por que Waldemar? Eis a Questão do Futebol Brasileiro," que explora a transformação no futebol brasileiro nas últimas décadas, com foco nas mudanças na gestão, direitos de transmissão e a introdução das SAFs.. A produção, composta por três episódios, conta com imagens de arquivo, entrevistas com figuras importantes, incluindo o repórter Cícero Mello, e personalidades ligadas ao Flamengo, além de ex-presidentes do clube.

A ESPN anunciou o lançamento de seu próximo documentário, que promete reviver um momento icônico, marcante na história da mídia esportiva brasileira:  “Por que Waldemar?”. Esta frase, proferida pelo repórter Cícero Mello em 2003, capturou a perplexidade dos torcedores do Flamengo, no momento em que o treinador Waldemar Lemos foi anunciado como o comandante da equipe. 

Série Documental

A escolha da frase “Por que Waldemar?” não foi por acaso. Ela é emblemática e representa um momento no qual o futebol nacional passou por uma transformação importante. Intitulado “Por que Waldemar? Eis a Questão do Futebol Brasileiro”, o documentário da ESPN, apresentado em formato de série, promete uma profunda imersão na história por trás dessa pergunta, explorando como tal decisão afetou não apenas o Flamengo, mas também a evolução da gestão no futebol brasileiro. O documentário reflete sobre duas décadas de mudanças na modalidade, desde os direitos de transmissão até a implementação das Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs).

Reveja o momento icônico da frase:

Detalhes de produção

Dirigida por Wagner Patti e Mendel Bydlowski, a série documental conta com três episódios, com duração média de 52 minutos, cada um. O seu diferencial é a utilização de imagens exclusivas de arquivo, videografismo e entrevistas com figuras de destaque, como Cícero Mello, o repórter responsável pela pergunta icônica. Além disso, tem participação confirma de personalidades ligadas ao Flamengo, como o próprio Waldemar Lemos, Antônio Tabet, Vampeta, Edilson “Capetinha”, Renê Simões, Sandra de Sá, Nunes, e ainda ex-presidentes do clube, incluindo Eduardo Bandeira de Mello, Hélio Ferraz e Edmundo Santos Silva.

ESPN em destaque

Este novo documentário da ESPN se junta a uma série de produções de alta qualidade que o canal lançou recentemente. A ESPN se consolidou como uma referência na cobertura esportiva, e vem ganhando ainda mais destaque ao colocar no mercado títulos originais como “Zico em Família”, “Mulheres do Microfone”, “Sonho de Menino, com Fernando Diniz” e “Gerações – A Evolução do Futebol Feminino” em 2023. A qualidade e o impacto dessas produções têm contribuído para o enriquecimento do panorama esportivo e cultural do Brasil, além de manter viva a preocupação em registrar grandes histórias, captando depoimentos de testemunhas oculares dos fenômenos narrados.

Acompanhe novidades da ESPN X (antigo Twitter):

Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 12 de Novembro 2025

Cloudflare rayID 99d867972ed0d6d7

dcKey a428c860219c2a36f4161b17cd5f0811

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Destaques > “Por que Waldemar”? ESPN faz referência a meme icônico para discutir gestão do futebol brasileiro em seu novo doc