A revista francesa France Football divulgou na última quarta-feira, 6 de setembro, os 30 indicados ao prêmio Bola de Ouro de 2023, do qual é a organizadora. O célebre prêmio coroa os melhores jogadores do mundo no futebol. A premiação acontece no dia 30 de outubro, em Paris.
Uns com tanto…
Sempre divulgada com grande expectativa, a lista traz algumas surpresas e ausências. O principal destaque é, claro, o retorno de Lionel Messi, que não recebeu uma indicação em 2022. O argentino é o maior vencedor do prêmio, com sete bolas de ouro, volta após liderar a Argentina na conquista da Copa do Mundo de 2022. Vale lembrar que a ‘Pulga’, que acaba de estrear na MLS, já é considerado o artilheiro do seu time.
…Outros com tão pouco
Apesar de dominar as manchetes como jogador mais bem pago do mundo, Cristiano Ronaldo passou batido e ficou de fora pela primeira vez em 20 anos. O português, que apesar de ainda ser considerado um dos melhores jogadores do mundo, não teve um ano tão brilhante na Liga Saudita, sua grande aposta.
Nosso Menino Ney também está de fora. O atacante brasileiro lesionou-se durante a Copa do Catar em novembro de 2022, tendo passado todo o ano de 2023 envolto em polêmicas midiáticas, afastado dos gramados. De fato, não faria nenhum sentido ser mencionado.
Único Brazuca
Apesar da grande cultura de futebol, e da fama de oferecer os melhores atletas da modalidade para o mundo, o Brasil quase passa batido, da lista: Vinicius Jr. é o único brasileiro indicado à Bola de Ouro 2023. No entanto, Vini tem grandes chances: o atacante do Real Madrid, foi eleito o melhor jogador da final da Liga dos Campeões, figurando na disputa pela segunda vez consecutiva.
Trofeu Yashin
Ederson, defensor do Manchester City e também da Seleção Brasileira, foi lembrado na lista de indicações da premiação que consagra o melhor goleiro das competições. Já o Troféu Kopa, revelador dos melhores jogadores sub-21, conta com Pedri e Gavi, vencedores nas duas últimas edições, novamente entre os concorrentes deste ano.
Mulheres no poder
Para a premiação feminina, a atacante Debinha, é a única representante brasileira na premiação. No entanto, a melhor jogadora da Copa do Mundo, a espanhola Aitana Bonmatí desponta como a favorita para receber o troféu. Putellas, a vencedora nos dois últimos anos, sofreu uma grave lesão na temporada e não recebeu uma indicação.
Confira a lista completa de jogadores indicados à Bola de Ouro 2023:
- Karim Benzema (França/Al-Ittihad)
- Lionel Messi (Argentina/Paris Saint-Germain)
- Erling Haaland (Noruega/Manchester City)
- Kylian Mbappé (França/Paris Saint-Germain)
- Mohamed Salah (Egito/Liverpool)
- Robert Lewandowski (Polônia/Bayern de Munique)
- Jorginho (Itália/Chelsea)
- N’Golo Kanté (França/Chelsea)
- Kevin De Bruyne (Bélgica/Manchester City)
- Bruno Fernandes (Portugal/Manchester United)
- Pedri (Espanha/Barcelona)
- Jude Bellingham (Inglaterra/Borussia Dortmund)
- Bernardo Silva (Portugal/Manchester City)
- Nicolò Barella (Itália/Inter de Milão)
- Vinicius Junior (Brasil/Real Madrid)
- Harry Kane (Inglaterra/Tottenham Hotspur)
- Sadio Mané (Senegal/Bayern de Munique)
- Robert Lewandowski (Polônia/Bayern de Munique)
- Thibaut Courtois (Bélgica/Real Madrid)
- Gianluigi Donnarumma (Itália/Paris Saint-Germain)
- Ederson Moraes (Brasil/Manchester City)
- Manuel Neuer (Alemanha/Bayern de Munique)
- Wojciech Szczęsny (Polônia/Juventus)
Acompanhe a repercussão sobre as indicações à Bola de Ouro no Twitter:
Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 06 de Novembro 2024
Márcia Pereira é jornalista, mãe e amante de esportes. Possui formação acadêmica pela Universidade Federal do Paraná. Tendo sido atleta por muitos anos, sua área de atuação hoje é o jornalismo esportivo, como forma de estar próxima do que sempre amou e acredita. É Flamenguista roxa e tem Zico como seu grande ídolo do esporte. É fã de Gabigol.