Não é nenhum segredo a importância de Jorge Benjor e suas canções para nossa cultura, não é? Um dos maiores ídolos da MPB não somente nos diverte até hoje, como ajudou a forjar o imaginário da alegria do povo brasileiro. Samba, sedução, grandes afetos e uma enorme paixão pelo futebol são temas constantes em suas canções, e sempre tem alguma que ajude a embalar um momento especial e único. Para o jornalista Paulo da Costa e Silva, da Piauí:
“Ben trabalha com imagens musculares. Talvez por isso ele tenha sido o compositor que melhor captou em canção a essência do futebol brasileiro.”
Esporte e Mídia selecionou as melhores músicas de Benjor sobre futebol. Será que você já conhece todas?
1: Fio Maravilha
- É uma homenagem ao jogador do Flamengo João Batista de Sales, apelidado de Fio Maravilha, que fez um gol histórico contra o Benfica em 1971, na inauguração do estádio do Morumbi. A letra narra o lance do gol e a emoção dos torcedores, que gritam o nome do jogador e o chamam de “nossa alegria”. É de 1972, álbum Ben.
- A música foi um sucesso e virou um hino da torcida rubro-negra, mas também gerou uma polêmica judicial. Fio Maravilha processou o cantor, exigindo direitos autorais Benjor preferiu mudar o nome da música para “Filho Maravilha”.
2: Umbabarauma (Ponta de Lança Africano)
- Lançada em 1976, no álbum África Brasil, e é uma das mais famosas de Jorge Ben sobre futebol.
- Conta a história de um craque africano que dribla os adversários e faz gols incríveis, usando expressões como “homem-gol”, “ponta de lança” e “umbabarauma”.
- Possui batida contagiante e mistura elementos da música africana com o samba-rock. Foi regravada por vários artistas, como Caetano Veloso, Mano Brown e Herbert Vianna.
- Foi regravada como “Ponta de Lança Africano” e lançada em 1981, no disco Bem-Vinda Amizade, com letra diferente.
- A segunda letra cita Pelé, Garrincha e outros brasileiros que se destacaram no futebol mundial, além citar a cultura africana e à capoeira.
- A música tem uma pegada mais funk e soul do que a original. Foi tema da Copa do Mundo de 1982 na Rede Globo.
3: Camisa 10 da Gávea
- Ano 1979, álbum Salve Simpatia. Aqui ele faz outra declaração de amor ao Flamengo e aos seus ídolos.
- A letra exalta o número 10 do Flamengo, Zico, considerado o melhor jogador do Brasil na época, e outros craques do clube, como Júnior, Adílio e Nunes.
- A música tem um ritmo animado e uma melodia que lembra um hino. Ela foi usada como trilha sonora do documentário Futebol Arte – O Flamengo na década de 80.
4: O Nome do Rei é Pelé
- Essa música foi lançada em 2004, no álbum Reactivus Amor Est (Turba Philosophorum), e é uma celebração ao maior jogador de todos os tempos e sua trajetória vitoriosa.
- A letra enumera os feitos de Pelé, como os três títulos mundiais pela seleção brasileira, os mais de mil gols na carreira e o reconhecimento internacional como o rei do futebol.
- A música tem uma sonoridade moderna e eletrônica, com elementos de rap e rock. Ela foi incluída na trilha sonora do filme “Pelé Eterno”.
5: Pênalti
- Essa música foi lançada em 1975 no álbum Solta o Pavão. É uma crônica sobre a tensão de bater um pênalti decisivo.
- A letra descreve os pensamentos do cobrador, queque tem que escolher o canto, enganar o goleiro e acertar o alvo, enquanto a torcida e o juiz o pressionam.
Anime sua sexta-feira com essa Seleção de Músicas de Futebol do Benjor no Spotify:
Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 30 de Setembro 2023
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.