Você pode até não gostar, mas não dá pra negar: a internet e as redes sociais revolucionaram o modo como nós interagimos. Não somente pela facilidade em trocar e acessar informações, mas também de entender os movimentos e a importância atribuída às coisas. No futebol, por exemplo, observar quais clubes são mais ou menos seguidos nas redes ajuda a entender a dimensão da popularidade de cada um, bem como dos esforços das equipes em se manter em evidência. É nesse ínterim que o IBOPE Repucom se estrutura, ao observar o desempenho dos times de futebol nas redes sociais. E o último estudo apresentado traz dados impressionantes.
IBOPE Repucom
Focado em análise de tráfego das redes sociais, o IBOPE Repucom deste mês registrou um desempenho recorde no primeiro semestre de 2023, relacionado ao volume de novos inscritos em perfis de 50 clubes brasileiros de futebol. É o maior volume já observado desde 2017. De Janeiro a junho foram registrados 16,1 milhões de novos inscritos nas páginas oficiais dos clubes: 3% a mais do que no primeiro semestre do ano passado.
Confira a lista dos clubes brasileiros que mais ganharam seguidores nas redes, os quais juntos representam 55% do total de novos inscritos durante o período da análise.
- Flamengo 2,7 milhões de inscrições
- Corinthians 2,1 milhões
- Santos 1,5 milhão
- Fluminense 1,3 milhão
- Palmeiras 1,2 milhão
Entendendo os dados
O estudo considera as redes sociais mais populares no Brasil, como Twitter, Tiktok, Instagram e Facebook. Através disso, é interessante observar o perfil dos seguidores de cada time, e em qual plataforma eles se concentram, por exemplo.
A análise fez também um estudo sobre o último mês de junho, e isso mostra como o desempenho das equipes nos gramados interfere na popularidade de suas redes.
No mês de junho, o São Paulo liderou a lista, contabilizando 200 mil novos inscritos em suas plataformas. Em segundo lugar aponta o Flamengo, com 180 mil inscrições no combinado. Em terceiro lugar aparece o Corinthians, com 170 mil novos seguidores, o que lhes permitiu alcançar a casa dos 34 milhões de fãs nas redes.
Falando em popularidade, siga o Fla no Twitter e acompanhe todas as novidades do clube mais seguido do Brasil:
Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.