Se depender do Presidente da FIFA, o racismo no futebol acaba hoje. Gianni Infantino anunciou a criação de uma comissão antirracista na estrutura da instituição. Dessa forma, a FIFA agora poderá debater casos e pensar em maneiras de agir de forma efetiva, sem maiores arrodeios ou falta de noção sobre o problema. A comissão será formada também por jogadores, os quais poderão sugerir punições adequadas para os casos onde houver discriminação racial. O nome do líder já foi escolhido: Vinicius Jr.
`The brand $Novibet Sport is currently inactive or not allowed in this country!`
Visita à concentração
O anúncio foi feito durante uma visita à concentração da Seleção Brasileira na Espanha, que já se encontra treinando para o amistoso do dia 17 contra a Guiné. Em entrevista à Reuters, afirmou:
“Não haverá mais futebol com racismo. Os jogos devem ser paralisados imediatamente quando isso acontecer. Já chega. Convidei Vinicius para liderar o grupo que vai sugerir punições mais severas que serão implementadas por todas as autoridades do futebol no mundo inteiro. Precisamos ouvir os jogadores para saber o que eles precisam para trabalhar em um lugar mais seguro. Estamos levando isso à sério.” disse Infantino.
Téte a Téte com Vini
Infantino afirmou ainda ter sentido uma necessidade de falar com Vini pessoalmente, dada à importância do caso. Ele reconhece que, embora o fato tenha acontecido na Espanha, o problema do racismo é mundial. Fez um apelo generalizado, apelando para a importância da educação através das escolas e de uma consciência social maior. Entende como isso reflete no futebol, onde afirmou categórico que isso não será mais tolerado: “Não dá mais para tolerar, racismo é crime”.
Medidas Legais
A mobilização vem depois de uma chamada coletiva por providências. Num mundo em que a internet e as redes sociais ajudam a escandalizar eventos, a FIFA se viu obrigada a sair de sua zona de conforto e tomar uma atitude. Vale lembrar que há ainda um espetáculo marcado para o mês de março do ano que vem: Brasil e Espanha se enfrentarão num amistoso contra o racismo. Na ocasião, a seleção BR deverá usar uma camiseta preta, em protesto ao ocorrido. Alegórico? Si, pero no mucho.
Siga o perfil oficial da CBF no Twitter e fique ligado nas novidades da Canarinho:
Tweets by CBF_FutebolAjude Esporte e Mídia a seguir crescendo, sugerindo notícias e pautas a serem publicadas no nosso site.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 09 de Julho 2025
Amanda Alvarez aprendeu com o seu pai todas as regras do futebol. Podia ser árbitra, se não tivesse escolhido o Jornalismo com ênfase em cobertura esportiva. Esteve nas Copas do Qatar e da Rússia, repercutindo o Mundial de Futebol para o público brasileiro. Torcedora do Santos, é súdita do Rei Pelé e Lucas Paquetá.