Amigas e Rivais: veja quanto a Globo vai pagar pela transmissão exclusiva de jogos da CBF

Amanda Alvarez

Atualizado :

Depois de uma luta de braço enérgica, a CBF conseguiu tirar vantagem e vender ao preço que gostaria os direitos de transmissão exclusivos dos jogos da Seleção Brasileira à Rede Globo. O acordo compreende todas as partidas até a Copa, entre eliminatórias e amistosos. Descubra qual foi o valor.

Alguém teria que ceder. A conversa não foi tranquila, pois a Grandona já vinha aborrecendo a Federação, com a falta de interesse em mexer a sua grade de programação para incluir alguns jogos da seleção. Dizem que as Novelas, que são o carro-chefe do canal, valem mais que os jogos da Seleção. A coisa foi tão grave que, em plenos meados de 2023, ainda não foi exibida uma partida sequer do Brasil pela Rede Globo. Conversa vai, conversa vem, e a coisa se estruturou melhor.

Exclusividade na Transmissão

Apesar da negociação declarada como “dura”, pelo portal UOL, as coisas se estabeleceram bem. De início, a Globo ofereceu um valor muito abaixo do esperado. A CBF, óbvio, não gostou e insistiu em manter o preço de tabela, em consideração aos valores pagos nos anos anteriores: a proposta foi aceita e a CBF ainda saiu ganhando, se considerarmos a valorização do dólar, que tá sempre subindo.

O Pacto

O acordo entre Globo e CBF é de exclusividade de transmissão dos jogos do ciclo das eliminatórias da Copa 2026 e amistosos da Seleção Brasileira durante esse período. O valor a ser pago pelo maior canal de televisão do Brasil é de US$ 1,8 milhão. Redondos R$ 9 milhões em moeda nacional.

O contrato possui uma média de valor estipulado por jogo, embora as nove partidas que correspondem às eliminatórias serem obviamente mais caras do que os amistosos agendados. Com isso, a Globo terá exclusividade de transmissão em todas as suas plataformas, compostas por canal de TV aberta, canais de TV fechada, portais na internet e serviço de streaming.

Para correr atrás de reembolsar esse valor, cabe à emissora trabalhar pela venda não somente de publicidade, mas que outras empresas ou federações da América do Sul comprem esses direitos. Puro escambo!

Próximos desafios do Brasil em campo

O Brasil já tem dois amistosos marcados em seu caderninho de compromissos: serão os jogos contra as seleções africanas de Guiné (17/06) e Senegal (20/06). As partidas, contudo, acontecem em solo europeu: Espanha e Portugal, respectivamente, darão palco a esse espetáculo ‘em prol da amizade’.

A partir daí, no mês de setembro, serão iniciadas as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Ainda não há data e local definidos, mas o adversário já está escolhido: a Seleção Brasileira irá enfrentar a Bolívia.

Além disso, há um amistoso contra a Espanha em março de 2024, numa ação organizada pelas entidades de ambos países, como forma de combater o racismo no futebol daquele país.

A Canarinho está no Twitter! Siga o perfil oficial da CBF para ficar ligado em tudo o que é novidade sobre nossa Seleção:

Ajude Esporte e Mídia a crescer! Sugira pautas e notícias às quais gostaria de ver publicadas em nosso site.

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 14 de Junho 2024

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Destaques > Amigas e Rivais: veja quanto a Globo vai pagar pela transmissão exclusiva de jogos da CBF