O coroa pegou cadeia! Zé Maria, ex-jogador do Corinthians, está preso por uma dívida de R$82.592,02, por não pagar pensão a um filho, fruto de uma relação extraconjugal. O autor da denúncia possui 21 anos. O réu, 74.
Entenda o caso
Super Zé, com apoio do seu advogado de defesa José de Alberto Guassis, alegou sempre haver pago corretamente a pensão do seu filho. A situação só teria parado de acontecer a partir de 2020, quando Zé foi demitido do emprego de instrutor da Fundação Casa, antiga FEBEM.
Esse seria motivo suficiente para Zé ter interrompido os envios de dinheiro, já que seria difícil se manter apenas com o valor da sua aposentadoria. Guassis informou que já entrou com um pedido de soltura, aguardando 48 horas para o seu cumprimento.
O pedido de prisão foi expedido em 26 de abril, pela 12ª Vara da Família. Zé havia entrado com um pedido de habeas corpus, o qual foi negado pela justiça, por entender que a dívida deveria ser paga de qualquer forma. O advogado do filho de Super Zé, Israel Minichillo, não fez declarações sobre o caso, alegando “correr sob sigilo de justiça”.
Um idoso atrás das grades
Para a advogada Camila Albuquerque, especialista em direito da família, a situação é complicada, uma vez que há muitos interesses envolvidos:
“Judicialmente, não há o que contestar. Existe um direito, existe uma dívida e o não cumprimento dos deveres de cidadão. Mas se colocarmos todas as perspectivas em evidência, a coisa é realmente delicada.” Afirma Camila.
Esporte e Mídia questionou à advogada sobre o fato do requerente possuir 21 anos, idade considerada mais do que suficiente para correr atrás da própria independência. Afinal, o alegado é que os envios pararam durante a pandemia, quando certamente o rapaz já possuía mais de 18, o que reforça a ideia de uma medida legal descabida, pelo menos para os leigos em direito da família.
“É por isso que é um tema delicado. Do ponto de vista do direito, as coisas precisam ser de acordo com o que vigora a lei. Mas existem muitas formas de se observar o caso. Faltou noção do juiz. O réu tem 74 anos, há coisas que precisam ser melhor avaliadas.” Complementou.
Resta saber que rumo as coisas tomarão daqui em diante, espera-se que Zé consiga sair da cadeia e pagar sua dívida.
É possível que haja também muitas rusgas na relação, uma vez que esse filho é proveniente de uma relação fora do casamento do ex-atleta, aumentando todo o drama e as possibilidades de nuances dentro desse caso.
Super Zé: um ídolo do futebol paulista
Zé Maria, que também é pai de Fernando Lázaro, ex-jogador e ex-técnico do Corinthians, ganhou o apelido de Super Zé ainda nos tempos áureos do futebol. Na posição de lateral direito, defendeu a equipe por 598 jogos, tendo feito 17 gols entre os anos de 1970 e 1983. Ganhou quatro Campeonatos Paulista (77, 79, 82 e 83), tendo alcançado posteriormente a função de comandante da equipe. Além disso, também chegou a jogar na seleção brasileira.
Em dezembro de 2021 ganhou um Busto em sua homenagem no Parque São Jorge.
Repercussão nas redes
Quem não gostou nada da notícia foram os fãs. Acompanhe o que os usuários das redes sociais andam falando sobre o caso:
Confira as principais notícias do futebol em:
Tweets by CorinthiansE você, o que pensa sobre essa notícia? Nós do Esporte e Mídia gostaríamos de ouvir sua opinião. Colabore conosco comentando ou sugerindo pautas para o site.
Aposte nas melhores casas de apostas esta 04 de Junho 2023
Amanda Alvarez aprendeu com o seu pai todas as regras do futebol. Podia ser árbitra, se não tivesse escolhido o Jornalismo com ênfase em cobertura esportiva. Esteve nas Copas do Qatar e da Rússia, repercutindo o Mundial de Futebol para o público brasileiro. Torcedora do Santos, é súdita do Rei Pelé e Lucas Paquetá.