A revista FourFourTwo, célebre pela cobertura do mundo do futebol, lançou sua mais recente lista dos 100 maiores técnicos da história do esporte. Divulgado na última terça-feira, 26 de setembro, o ranking conta com apenas quatro brasileiros de destaque: Zagallo, Luiz Felipe Scolari, Telê Santana e Carlos Alberto Parreira.
“Vocês vão ter que me engolir”
E não tem como não rememorar a célebre frase, proferida na final da Copa América, em 1997. Afinal, dentre os técnicos brasileiros, Zagallo se destaca como o melhor colocado, aparecendo em vigésimo sétimo lugar. Sua posição privilegiada na lista se justifica pelas impressionantes conquistas no mundo do futebol. Como jogador, Zagallo foi duas vezes campeão mundial. No entanto, seu legado se estende além do campo, pois ele também comandou o Brasil na histórica vitória da Copa do Mundo de 1970.
A publicação inglesa chamou atenção para a habilidade de Zagallo em reunir e liderar um elenco estelar, composto por lendas do futebol, como Gerson, Jairzinho, Rivellino, Tostão e, ninguém menos que Pelé. Foi essa equipe sensacional que superou desafiantes adversários, incluindo Peru, Uruguai e Itália, marcando um total de 19 gols na emocionante campanha que culminou com a conquista do título no Estádio Azteca.
Relembre o momento icônico de Zagallo:
Outros brazucas na lista
Os outros nomes presentes na lista da publicação inglesa são bastante familiares ao público brasileiro, por terem grandes feitos. São eles:
- Felipão: 39ª menção da revista, Luiz Felipe Scolari é reverenciado pela condução da seleção brasileira à vitória na Copa do Mundo de 2002, conquistando o Pentacampeonato. Com uma abordagem tática especial e estilo de liderança único, solidificou sua posição como um dos treinadores mais influentes da história.
- Telê Santana: 44ª posição na publicação, é também reverenciado no mundo do futebol. Telê é lembrado por seu trabalho com o São Paulo FC nos anos 90, quando o clube conquistou inúmeras taças, incluindo a Libertadores daquele período. Sua habilidade em revelar talentos e promover um jogo duro e bonito, continua a inspirar gerações.
- Carlos Alberto Parreira: 55ª posição da lista. Parreira se destacou tanto como treinador quanto, como coordenador técnico. O tetracampeonato mundial da seleção brasileira em 1994, nos Estados Unidos, é uma das suas maiores realizações. Parreira é conhecido pela organização de uma defesa sólida, deixando-o globalmente famoso.
Acompanhe novidades do esporte no X (antigo Twitter):
Tweets by gegloboSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 12 de Fevereiro 2025
Márcia Pereira é jornalista, mãe e amante de esportes. Possui formação acadêmica pela Universidade Federal do Paraná. Tendo sido atleta por muitos anos, sua área de atuação hoje é o jornalismo esportivo, como forma de estar próxima do que sempre amou e acredita. É Flamenguista roxa e tem Zico como seu grande ídolo do esporte. É fã de Gabigol.