Seleção Brasileira Masculina de Basquete entra em quadra contra Sudão do Sul, 14/08

A equipe nacional de basquete do Brasil encontra-se nos estágios derradeiros de sua preparação para a iminente Copa do Mundo da modalidade. Durante a semana seguinte, o time está programado para disputar três confrontos amistosos.

Equipe de renome

A Copa do Mundo de Basquete de 2023 está agendada para ocorrer no Japão, nas Filipinas e na Indonésia. Além de participar deste prestigiado torneio da modalidade, a Seleção Brasileira está empenhada em assegurar sua vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, agendados para 2024. As partidas do torneio terão início em 25 de agosto.

Neste momento crucial em preparação para a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira encontra-se sob o comando de um técnico brasileiro, um cenário que não ocorria há 14 anos após um longo período de treinadores estrangeiros à frente da equipe. Gustavo de Conti assumirá a responsabilidade de liderar a busca pelo título, uma conquista que o Brasil não alcança desde 1963.

Na edição anterior do torneio mundial, a Espanha alcançou a vitória ao derrotar a Argentina na final, durante um torneio realizado na China. No entanto, o Brasil teve seu percurso interrompido na segunda fase da competição, sofrendo uma derrota perante a República Tcheca.

Um pouco de história

O Brasil teve o privilégio de ser um dos países pioneiros a se familiarizar com esse esporte. Foi em 1896 que Augusto Shaw, um professor americano, trouxe o basquete ao conhecimento do país ao ser convidado para lecionar no Colégio Mackenzie, localizado em São Paulo.

A estreia dos primeiros torneios de basquete ocorreu em 1912, e em seguida, em 1913, o América do Rio de Janeiro tornou-se o primeiro clube a abraçar a modalidade.

Em 1919, nasceu a primeira liga de basquete, realizada também no Rio de Janeiro, com a vitória consagradora do Flamengo. E em 1922, a história registra a convocação da primeira seleção brasileira para uma competição. Disputando partidas contra a Argentina e o Uruguai, o Brasil consagrou-se como campeão.

No decorrer dos anos, o Brasil conquistou o título mundial por três vezes. Em 1959 e 1963, foi a equipe masculina que se sagrou campeã, e em 1994, foi a vez da equipe feminina, liderada por Magic Paula, Hortência e Janeth, alcançar a gloriosa vitória.

Veja mais sobre o assunto no Twitter:

notícias

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Destaques > Seleção Brasileira Masculina de Basquete entra em quadra contra Sudão do Sul, 14/08