Senna para trás! Verstappen agora é 5º piloto com mais vitórias na F1

Ederval Fernandes

Publicado :

O holandês Max Verstappen fez um GP da Áustria excelente e ficou mais uma vez no topo do pódio nesta temporada 2023 da F1. Verstappen, assim, conseguiu ultrapassar Ayrton Senna no cômputo geral de vitórias na F1 com uma vitória a mais. São 42 vitórias agora.

Com esta são sete as corridas que Verstappen venceu em 2023. O holandês, assim, conseguiu ultrapassar Ayrton Senna no cômputo geral de vitórias na Fórmula 1 com uma vitória a mais.  Verstappen agora acumula nada menos que 42 primeiros lugares no pódio da competição de carros mais popular do mundo. Ele enfim adentra ao seletíssimo top 5 da categoria, atrás apenas de lendas como Lewis Hamilton (103 vitórias), Michael Schumacher (91), Sebastian Vettel (53) e Alain Prost (51). Esta foi a quarta vitória do holandês no Grande Prêmio da Aústria. Ele venceu em 2018, 2019 e 2021. Em 2022, Verstappen ficou em segundo lugar no pódio. Charles Leclerc, com sua Ferrari, ganhou em 22, como forma de resistir a uma atual  supremacia do holandês neste GP.

Verstappen não deixou de expressar a sua felicidade com a boa corrida e o primeiro lugar no pódio: “Foi um dia excelente, gostei muito. Tive um pequeno susto durante o período de safety car virtual, mas conseguimos a vitória aqui. Eu sabia que tudo iria se desenrolar perfeitamente. Foi um grande fim de semana”. Com este “grande fim de semana”, nas palavras do próprio Verstappen, o piloto e a Red Bull comemoram de forma efusiva a ampliação da liderança no campeonato de pilotos, agora com 229 pontos. O pódio do campeonato segue com Sério Pérez, também da Red Bull, em segundo lugar, com 148 pontos e o experiente e campeão Fernando Alonso, da Aston Martin, em terceiro lugar, com 131.

O GP da Áustria

A corrida não faltou emoção. Verstappen, que mais uma vez saiu na “pole position”, enfrentou um desafio logo nas primeiras voltas, quando foi ultrapassado pelo atual campeão, Charles Leclerc com sua Ferrari, que se manteve em primeiro lugar em algumas voltas mas logo em seguida o Verstappen veio a retomar a liderança. Esta disputa entre Leclerc e o holandês animou as primeiras voltas, mas com o desenrolar da corrida, o piloto da Red Bull foi se assentando no primeiro lugar e teve a metade final da corrida bastante tranquila.

A corrida também se prestou a outros momentos bastante emocionantes para os aficionados por Fórmula 1. Lando Norris fez uma corrida de retomada impressionante. Norris levou sua “nova” McLaren ao quinto lugar. Carlos Sainz, que ficou em quarto, também fez uma corrida notável. O mesmo se pode dizer dos desempenhos de Fernando Alonso, da Aston Martin, terminou em sexto, seguido por Lewis Hamilton e George Russell, ambos da Mercedes.

Estratégias durante o GP

A estratégia que cada escuderia montou para seus momentos de parada de troca de pneus e reabastecimento teve grande influência na dinâmica de toda a corrida, bem como influenciou de forma decisiva para a composição final do pódio.

A Ferrari enfrentou alguns contratempos ao convocar seus carros para o pit stop apenas na segunda volta do safety car virtual. Isto causou quedas nas posições de Sainz. A Red Bull, por outro lado, optou por fazer menos paradas que as outras equipes. Isto fez bem para Pérez, que terminou em terceiro lugar. Foi também na competição das estratégias que Verstappen recuperou a liderança do GP, que havia mometanemante pedido para Sainz

Depois disto, já mais para a metade final da corrida, o holandês simplesmente manteve sua trajetória de forma sólida, de modo que chegou ao final, em primeiro, sem maiores sustos ou contratempos.

Siga tudo no Twitter sobre a Fórmula 1:

notícias

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Últimas Notícias > Senna para trás! Verstappen agora é 5º piloto com mais vitórias na F1