Natural da Nigéria, o atacante Odion Ighalo, 34 anos, foi recentemente dispensado do clube Saudita Al-Hilal. Em entrevista ao Omasports, o jogador abriu o jogo sobre o que pensa sobre a máquina do futebol, e disparou uma verdade dura: afirmou que os jogadores que atuam no país estão lá por dinheiro, não por paixão.
“Eu não sou como outros jogadores que vão dizer que estão no futebol por paixão. Estou aqui pelo dinheiro”, disse Ighalo.
Just Business
Vale ressaltar que Ighalo não é qualquer um: na temporada passada marcou 28 gols em 42 partidas pelo Al-Hilal. Atualmente, ele está sem clube.
A sua saída da equipe Saudita foi motivada pela fantasia do clube de contratar Lionel Messi. Com um limite de oito estrangeiros por elenco, o Al-Hilal dispensou o atacante nigeriano para abrir espaço para o argentino. Messi, no entanto, acabou assinando com o Inter Miami, dos Estados Unidos.
Menção ao Bicho
Como forma de justificar seu ponto de vista, Odion não pôde deixar de mencionar Cristiano Ronaldo, o qual aceitou uma proposta jamais feita a nenhum futebolista anteriormente:
“Ronaldo é um dos melhores jogadores do mundo, mas ele se mudou para a Arábia Saudita pelo dinheiro […] Isso mostra que o futebol no país é sobre dinheiro, não sobre paixão.”
Ainda sobre a relação jogadores de futebol e acúmulo de riquezas, Ighalo seguiu ilustrando através do exemplo do lusitano:
“No final, é tudo sobre dinheiro. Olhe para os jogadores que estão indo para a Arábia Saudita. Cristiano Ronaldo fez cem vezes mais dinheiro do que eu ao longo da vida. Mas, mesmo assim, ele escolheu ir para lá. Você quer falar que isso é por paixão? É por dinheiro”, afirmou.
Desiludido?
Ao afirmar que o futebol na Arábia Saudita é uma indústria de dinheiro, o nigeriano causou polêmica, sendo atacado e defendido em diferentes proporções. O fato é que, ao contrário das estrelinhas dos gramados, o atacante de 34 anos está sem vínculo empregatício, o que, a uma altura dessa da vida, deve incomodar bastante. Ele ainda acrescentou à sua reflexão:
“Nós jogamos por dinheiro. Se ele vem, por que não pegar? Quando éramos jovens, em Ajegunle [em Lagos, Nigéria], jogávamos por amor, e não falávamos para o dinheiro. Mas, na minha idade, estou me aposentando em um ou dois anos. Eu tenho que jogar por dinheiro, eu joguei por amor a vida toda”
As declarações de Ighalo mostram que o futebol Saudita não é muito diferente do que em outros lugares. Apesar disso, no Oriente Médio, os jogadores recebem muito bem para fazê-lo. No entanto, podem ser descartados facilmente, caso haja outro interesse em vista.
Mais sobre o clube Saudita no Twitter oficial:
Tweets by Alhilal_ENSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 06 de Dezembro 2024
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.