Brasil estreia na próxima segunda-feira, dia 24, às 8 da manhã, contra a seleção de Panamá, ambas do Grupo F, que também conta com França e Jamaica. A partida vai ser transmitida também pela Rede Globo e Sportv, além da CazéTV.
Este mundial de 2023, sediado em dois países, Austrália e Nova Zelândia, é de longe o que tem mais criado expectativa das seleções nacionais, da FIFA, dos patrocinadores e do grande público. Tudo leva a crer que este será o Mundial de futebol feminino mais assistido desde que o torneio começou oficialmente, na China, em 1991.
Separamos algumas curiosidades sobre a Copa do Mundo Feminina para estimular nossos leitores a acompanhar este torneio. Tem USA sendo o bicho-papão de título e tem brasileira recordista em aparições na Copa. Confira!
Estados Unidos: 4 vezes Campeões!
Os Estados Unidos tem a seleção com mais títulos na Copa do Mundo Feminina. A seleção é tetracampeã: 1991, 1999, 2015, 2019. A Alemanha, com dois títulos (2003, 2007), é também uma grande força no esporte.
A “Zica” de ser o país sede
Só os Estados Unidos, em 1999, venceram em casa. A história mostra que os países-sede geralmente não se saem bem na competição. Austrália e Nova Zelândia enfrentarão esse desafio agora. Como eles vão se sair?
A Seleção Brasileira ainda atrás da primeira taça
Apesar do sucesso da Seleção Brasileira masculina, a equipe feminina nunca ganhou uma Copa do Mundo. Seu melhor desempenho foi em 2007, quando chegaram à final, mas perderam para a Alemanha.
Os recordes de vitórias
Os Estados Unidos têm o maior número de vitórias na história da Copa do Mundo Feminina, com 40 jogos vencidos até o momento e esse número pode aumentar a partir dessa semana.
Maior número de equipes
A edição deste ano marcará a primeira vez em que a Copa do Mundo Feminina contará com 32 equipes participantes. Um aumento significativo desde as 12 equipes da primeira edição em 1991.
Formiga, uma lenda Copas
A brasileira Formiga é uma atleta notável, sendo a única jogadora, entre homens e mulheres, a participar de sete edições da Copa do Mundo e sete Jogos Olímpicos.
O Hat-Trick mais rápido!
A jogadora suíça Fabienne Humm fez três gols em um intervalo de apenas cinco minutos, obtendo o hat-trick mais rápido da história da Copa do Mundo Feminina!
Breve Histórico da Copa antes de 1991:
Tudo começou em 1970, na Itália, com o torneio Martini & Rossi Cup. O Mundialito Feminino nas décadas de 1980 viu Itália e Inglaterra brilharem. Em 1988, a China foi palco do Torneio Feminino da FIFA, preparando o caminho para a primeira Copa oficial em 1991, novamente na China, com vitória dos EUA.
Acompanhe a Seleção Brasileira feminina no Twitter:
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 03 de Outubro 2023
Márcia Pereira é jornalista, mãe e amante de esportes. Possui formação acadêmica pela Universidade Federal do Paraná. Tendo sido atleta por muitos anos, sua área de atuação hoje é o jornalismo esportivo, como forma de estar próxima do que sempre amou e acredita. É Flamenguista roxa e tem Zico como seu grande ídolo do esporte. É fã de Gabigol.