Não vai sobrar pedra sobre pedra! Nova Lei do Esporte vai punir preconceito

Publicado :

A Nova Lei Geral do Esporte, sancionada pelo presidente do Brasil, deve punir crimes de intolerância contra minorias. Episódios como esse são antigos no país e no mundo, tendo ganhado uma enorme projeção negativa agora, num momento no qual os Direitos Humanos não podem mais ser atacados.

Acabou o milho, acabou a pipoca. A partir de agora é Lei, e os torcedores não vão mais poder lidar com o esporte de forma irresponsável. 

Muita gente torce o nariz, achando que ‘torcedor é assim mesmo’, ou que ‘para torcer para um time, tem que esculhambar o outro’. Seja lá de que forma for, a partir de agora a brincadeira só poderá ir até o limite em que não desrespeite os Direitos Humanos; entenda.

O presidente sancionou

A Nova Lei Geral do Esporte foi sancionada na última quarta-feira, 14 de junho. O texto já havia sido aprovado pelo Senado em maio, incluindo punições para casos de violência nos estádios.

A partir de agora, episódios nos quais houver crime de intolerância, como racismo, homofobia, sexismo e xenofobia em eventos esportivos, estarão sujeitos a uma multa que pode ir de R$ 500 a R$ 2 milhões, dependendo do quão grave for o crime.

E não são só os torcedores que podem sofrer com as consequências: a regra vale para os times também. Portanto, as torcidas organizadas agora precisarão de muito mais cautela na hora de organizarem seus ‘ataques’ ou atitudes de insubordinação, tão comuns nos estádios brasileiros.

O que pode pegar

Além da multa, a qual pode chegar até 2 milhões de reais, o código de Leis prevê também suspensão de até 5 anos para torcidas que invadirem o campo, ou cometerem episódios de intolerância, como ataques às minorias. 

Antigo, quadros como esses se repetem há décadas nas arenas esportivas, nunca antes havendo sido pensada uma estratégia que fosse, de fato, mais eficaz. Espera-se que agora haja um mínimo de respeito e maior controle dos ânimos, uma vez que o peso da Lei deverá contar antes dos momentos de ira.

Siga o Ministério do Esporte no Twitter:

Sugira pautas e notícias e ajude Esporte e Mídia a continuar crescendo!

notícias

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Destaques > Não vai sobrar pedra sobre pedra! Nova Lei do Esporte vai punir preconceito