Neto, apresentador do esportivo Os Donos da Bola, na Band, usou seu programa do último dia 15 para fazer um discurso inflamado a respeito do episódio de homofobia da torcida do Corinthians, contra o São Paulo, no jogo da Série A do Brasileirão, no domingo 14 de maio.
Inconformado, o monólogo do ex-jogador durou 21 minutos e passeou por temas importantes e controversos, nos quais pôde expor sua indignação a respeito do atraso histórico que, não somente a torcida do Timão apresenta, mas, segundo ele toda uma mentalidade arraigada na cultura do Brasileiro, segundo Neto.
“Vai pra cima delas, Timão”
O Jogo, correspondente à sexta rodada da Série A do Brasileirão terminou em 1 a 1. No entanto, em certa altura do segundo tempo, precisou ser interrompido pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo, ao notar diversos gritos de teor homofóbico. Advindos da torcida do Corinthians, a intimidação desagradou também os dirigentes do time rival, os quais se mostraram indignados e exigiram alguma medida. A interrupção do jogo trouxe mensagens nos telões do estádio, ordenando que a torcida parasse, lembrando-lhes que gritos com preconceito de raça, gênero e sexualidade são proibidos. O barulho, no entanto, seguiu crescendo.
Neto usou seu programa para protestar
Neto, que além de torcedor do Corinthians já defendeu o uniforme da equipe, utilizou o seu programa para protestar duramente contra o ocorrido. Além de condenar a torcida do Timão, foi mais fundo, falando sobre o preconceito como uma linguagem geral do esporte, a qual, segundo ele, já passou da hora de terminar.
Num discurso acalorado com muita digressão, Neto citou o preconceito pelo qual o ex-jogador Richarlyson sempre enfrentou nos clubes que jogou, além do racismo estrutural presente na sociedade e nos campos.
Vale lembrar que, um ocorrido desse porte, perto do dia de mais uma celebração internacional contra a homofobia, 17 de maio, é realmente um fato contraditório, dada à mentalidade retrógrada com a qual as grandes torcidas ainda parecem operar.
Homofobia, Racismo, vibradores e punição para o Corinthians
Impaciente com o ambiente tóxico do futebol brasileiro, a fala orgânica de Neto deu o que falar nas redes. Isso porque o apresentador utilizou de temas polêmicos, como o recente ataque que a apresentadora Angélica recebeu ao comprar um vibrador para a mãe. O que Neto alegou foi a normalidade com que os homens héteros frequentam prostíbulos, ou seguem transgredindo livremente por questões de gênero e raça, enquanto insistem em maquiar uma suposta moralidade, atrelada aos bons valores.
Insistiu ainda que aquilo nada tinha a ver com opinião política, uma vez que não votou no presidente atual, sendo essa uma correlação burra, segundo ele.
Por fim, pediu punição para o Corinthians, como uma forma de tentar conter a rebeldia da torcida.
Repercussão nas redes
A fala do apresentador não passou batida, havendo bastante repercussão nas redes sociais. Veja o que alguns usuários do Twitter comentaram a respeito do episódio:
Exato!! E hoje do jeito que estamos – tenho esperança que já está a mudar – nem amigo do rei precisa ser, basta ser estúpido e pensar que é o dono da bola. Infelizmente. Espero que meus netos tenham um mundo melhor.
— galdino magalhaes (@galdino_2011) August 21, 2019
O lacre neto falando da torcida do Corinthians acusando de homofobia, sempre existiu no futebol essa zoeira de todo mundo e quando o Emerson sheik deu um selinho no amigo? falaram o que?
— Pig Rich (@Porsuit2) May 15, 2023
#bandtv OS DONO DA BOLA Parabéns netos show de bola a abertura abraços a todos
— Heli Ramalho (@HeliRamalho3) October 30, 2017
Aposte nas melhores casas de apostas esta 04 de Junho 2023
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.