O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, concedeu uma entrevista ao portal UOL, onde abordou as críticas recebidas pela arbitragem no Campeonato Brasileiro.
Rodrigues reconheceu a “pertinência” das críticas feitas por clubes e treinadores, mas destacou que a arbitragem não pode ser usada como desculpa para os “insucessos” das equipes.
“Mas existe, sim, muita pertinência nas reclamações deles, isso é inegável. A gente não pode dizer que está tudo certo, 100%. Não está e temos trabalhado para que pudesse estar. Foram dois anos de investimentos pesados na arbitragem para que pudesse ter uma resposta condizente com os investimentos”, afirmou Ednaldo.
Em busca de melhorias… Será?
Segundo o presidente da CBF, a arbitragem sempre estará sujeita a questionamentos, pois faz parte da cultura do futebol em todo o mundo. Ele ressaltou que, apesar das críticas, a CBF tem investido pesadamente na qualificação dos profissionais da arbitragem nos últimos dois anos, visando a melhoria contínua.
“Ninguém reclama à toa. A gente sabe das reclamações que são à toa, mas tem aquelas que são pertinentes e eu procuro respeitar toda opinião. Vamos procurar trabalhar e tirar proveito dessas críticas que têm acontecido com relação à arbitragem”, pontou.
Rodrigues também destacou a importância da interação das comissões de arbitragem com órgãos internacionais como a FIFA, além da comunicação constante com clubes e federações brasileiras.
Interferência no Bahia x Grêmio
Ao ser questionado sobre a suposta interferência de Jaílson Macedo Freitas, presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Baiana, em um jogo do Brasileirão, Rodrigues preferiu deixar a apuração dos fatos para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
“Na questão de o delegado ter interferido ou não, eu prefiro deixar para o STJD, é onde cabe apurar todos os fatos. Se tiver razão, que puna os que estavam na situação de conflitar uma partida”, explicou o dirigente.
Por fim, o presidente da CBF reiterou sua confiança na comissão de arbitragem da entidade, liderada por Wilson Luiz Seneme, e se mostrou receptivo às críticas dos clubes e treinadores, destacando que é preciso tirar proveito dessas críticas para continuar melhorando a qualidade da arbitragem no futebol brasileiro.
Acompanhe notícias do futebol brasileiro no X (antigo Twitter):
Tweets by CBF_FutebolSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 16 de Julho 2025
Amanda Alvarez aprendeu com o seu pai todas as regras do futebol. Podia ser árbitra, se não tivesse escolhido o Jornalismo com ênfase em cobertura esportiva. Esteve nas Copas do Qatar e da Rússia, repercutindo o Mundial de Futebol para o público brasileiro. Torcedora do Santos, é súdita do Rei Pelé e Lucas Paquetá.