“El Clásico” verde e amarelo! O legado dos brasileiros no confronto entre Barcelona e Real Madrid

Atualizado :

Romário, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Marcelo, Neymar.... A lista de craques brasileiros que passaram por Barcelona e Real Madrid é extensa. Relembre conosco os brasileiros que deixaram suas marcas no clássico espanhol El Clásico.

O “El Clásico” entre Barcelona e Real Madrid é um dos confrontos mais intensos e aguardados do futebol mundial. E quando se trata dos melhores jogadores brasileiros que já brilharam nesse duelo, a lista é recheada de talento e momentos históricos.

Recentemente, o Esporte e Mídia publicou uma ótima crônica escrita pelo colega Henrique Neves sobre a atuação de Gala de Ronaldinho Gaúcho no El Clássico de 2005, arrancando aplausos dos merengues em pleno Santiago Bernabéu.

Será que outro brasileiro vai brilhar no próximo El “Clásico”, marcado para o próximo domingo (21), pela La Liga? No nosso palpite para o jogo, apostamos que Rodrygo pode brilhar com pelo menos um gol (confira o nosso palpite!). Mas pra já vale a pena recordar os melhores jogadores brasileiros que atuaram nesse que é um dos maiores clássicos mundiais.

Brasileiros no “El Clásico”: é muita história!

No Barcelona, nomes como Romário, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo, Neymar e Daniel Alves deixaram suas marcas. Romário, por exemplo, foi um dos três brasileiros a marcar um hat-trick no El Clásico, em 1994. Já Ronaldinho Gaúcho liderou a ressurreição do Barça, conquistando a Champions League em 2006.

E o que dizer de Neymar e Daniel Alves? Apesar de aparecerem no final de uma lista do Mundo Deportivo sobre os melhores brasileiros do Barça, ambos tiveram momentos brilhantes no clube catalão, contribuindo para títulos e jogos inesquecíveis.

No Real Madrid, a presença brasileira também é forte. Ronaldo Fenômeno é o maior artilheiro brasileiro do clube, com 104 gols. Roberto Carlos, com sua potência nas cobranças de falta, é outro ícone. E não podemos esquecer de Marcelo, um dos maiores laterais da história do clube.

E a história continua sendo escrita…

Recentemente, Vinícius Júnior se destacou ao igualar Romário e Evaristo como únicos brasileiros a marcarem um hat-trick no El Clásico. Seu desempenho em 2024 foi fundamental para a vitória do Real Madrid por 4 a 1 sobre o Barcelona na Supercopa da Espanha.

Vinícius Júnior entrará em campo no próximo domingo, ao lado de Rodrygo, dois jogadores essenciais do Real hoje em dia. Bem como Raphinha no lado do Barça.  Para quem quiser saber mais sobre como estão os brasileiros do Real e do Barça atualmente, podem ler a excelente reportagem de Ederval Fernandes publicada no Esporte e Mídia.

Por enquanto, só nos resta aguardar. O El Clásico é mais do que um jogo, é um espetáculo onde as estrelas brilham ainda mais. E os jogadores brasileiros, ao longo dos anos, têm sido protagonistas desses momentos únicos, deixando sua marca na história do futebol espanhol e mundial.

Curiosidades sobre brasileiros no “El Clásico”

  • Rivaldo é o brasileiro com mais gols pelo Barcelona, com 130 gols com a camisa do clube catalão
  • Ronaldo Fenômeno é o artilheiro brasileiro do Real Madrid, com 104 gols.
  • Vinícius Júnior é o único brasileiro a marcar três gols no “El Clásico” em 30 anos, em 2024.
  • Além de Vini Jr., apenas Romário, em 1994, e Evaristo de Macedo, conseguiram tal feito.
  • Marcelo é o maior campeão do Real Madrid, com 25 títulos oficiais na sacola.
  • Com 37 títulos oficiais, Daniel Alves é o segundo maior campeão do Barça, atrás apenas de Messi, que tem um título a mais.

Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):

Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.

FC Barcelona

notícias

Real Madrid

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Futebol > Futebol Europeu > Espanha > La Liga > “El Clásico” verde e amarelo! O legado dos brasileiros no confronto entre Barcelona e Real Madrid