Em reportagem publicada no UOL, o jornalista Allan Simon revelou os bastidores financeiros do futebol brasileiro com a divulgação das receitas de TV dos clubes no Brasileirão 2023. Os números revelam uma disparidade notável entre as equipes, refletindo o desempenho em campo e os contratos comerciais.
O Flamengo liderou o ranking, arrecadando impressionantes R$ 275,2 milhões, impulsionado por sua vasta torcida e desempenho sólido. Enquanto isso, o Corinthians ficou em segundo lugar, com R$ 187,2 milhões, seguido de perto pelo Grêmio, com R$ 170,1 milhões. O Palmeiras, mesmo sendo o campeão, ficou em quarto lugar, com R$ 162,6 milhões.
Por outro lado, o Santos, enfrentando seu primeiro rebaixamento na história, sofreu consequências financeiras significativas, recebendo apenas R$ 64,2 milhões. A diferença entre os clubes reflete não apenas o desempenho em campo, mas também os acordos comerciais individuais e as políticas de distribuição de receitas.
O que entra na conta?
Os valores incluem cotas fixas de TV aberta e por assinatura, participação no pay-per-view e premiações por desempenho no campeonato. Além disso, clubes como Flamengo, Corinthians, Grêmio e Palmeiras possuem garantias contratuais que os protegem de flutuações nas receitas de PPV, enquanto outros clubes dependem mais das vendas de assinaturas.
É importante ressaltar que os valores divulgados se referem apenas aos pagamentos da Globo, excluindo outros possíveis acordos comerciais que os clubes possam ter. Também é destacado que os valores podem variar nos balanços financeiros dos clubes, especialmente aqueles que usaram as cotas como garantia de pagamento.

O que ganhou cada clube com a Globo no Brasileirão 2023
- Flamengo (R$ 275,2 milhões)
- Corinthians (R$ 187,2 milhões)
- Grêmio (R$ 170,1 milhões)
- Palmeiras (R$ 162,6 milhões)
- Atlético-MG (R$ 121,2 milhões)
- Botafogo (R$ 112,5 milhões)
- São Paulo (R$ 111,7 milhões)
- Fluminense (R$ 105,7 milhões)
- Internacional (R$ 105,5 milhões)
- Cruzeiro (R$ 98,5 milhões)
- Vasco (R$ 97,6 milhões)
- Red Bull Bragantino (R$ 85,8 milhões)
- Fortaleza (R$ 73,6 milhões)
- Bahia (R$ 72,1 milhões)
- Cuiabá (R$ 66 milhões)
- Santos (R$ 64,2 milhões)
- Coritiba (R$ 49,9 milhões)
- Goiás (R$ 49,4 milhões)
- América-MG (R$ 42,8 milhões)
- Athletico (R$ 41,8 milhões)
Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):
Tweets by gegloboSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 24 de Junho 2026

Mateus Taz sempre sonhou em ser jogador, mas descobriu no Jornalismo Desportivo seu grande dom. Tem 40 anos, pai de família e já correu na Maratona São Silvestre. Estudou produção cultural na Universidade Federal da Bahia e colabora em um projeto de Letramento para crianças carentes da periferia de Salvador. É fã do Bahia, mas gosta mesmo é de acompanhar os jogos das Ligas Internacionais. Erling Haaland, o Terminator, é seu ídolo.
SBC Summit 2025 terá presença de Ernest Bowes, editor do Esporte e Mídia
“Golaço-aço!!” A trajetória e o legado de Luciano do Valle no esporte brasileiro
Loterj sob pressão: STF corta as asas das apostas fora do Rio
As 10 contratações mais caras da história do Chelsea





