O Santos não vive o melhor momento da sua história. Longe disso. O clube foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro pela primeira vez em 111 anos de existência, e justo na edição que celebrava Pelé, ídolo do Santos e o maior jogador de futebol de todos os tempos. Em meio a esse cenário desolador, surge uma notícia que dá um gostinho de esperança para o torcedor santista.
O recém-eleito presidente Marcelo Teixeira revelou uma inusitada solicitação feita pelo astro Neymar. Segundo Teixeira, o jogador entrou em contato diretamente com ele, pedindo que a camisa 11, que ele vestiu em sua passagem pelo clube, seja aposentada temporariamente até seu retorno ao Peixe, gerando especulações de que o retorno estaria próximo.
Conversa com Neymar
Em entrevista à Santa Cecília TV, Teixeira compartilhou detalhes da conversa com Neymar. O presidente afirmou que levará a sugestão ao grupo político que assumiu o poder no clube, destacando a esperança de ver Neymar novamente vestindo a camisa santista
“Ontem [domingo, 10/12] recebi um telefonema dele e ele disse: “Presidente, já aposentou a 10 até voltar à primeira [divisão]. Então, aposenta a 11 até quando eu voltar”. Já fiquei feliz, já estou esperançoso. Vou colocar lá para o nosso grupo para que a gente estude. Vamos guardar a 11 também” relatou o dirigente.

Otimismo com a volta do craque
Com a notícia, o clube se vê diante de uma situação peculiar, onde a história e a tradição se entrelaçam com a esperança de um retorno triunfante de Neymar ao time que o viu brilhar nos gramados. Resta agora aguardar a decisão do grupo político e observar como essa inusitada proposta impactará a identidade do Santos na próxima temporada.
“A gente espera a volta do Neymar. Já me deixou tão esperançoso. Que seja tão rápida a volta para a primeira e a volta do Neymar para o futuro. Vamos aposentar a 10 de forma momentânea, a 11. A 10 o Pelé não pode mais vestir. Só vai vestir um novo craque quando subirmos para a divisão de elite. E a 11 vamos aguardar também até o nosso craque voltar”, disse.
Duas camisas aposentadas
O pedido de Neymar, que inicialmente surpreendeu a direção do clube, ganhou força quando Teixeira anunciou que a camisa 10, imortalizada por Pelé, já estava destinada a não ser utilizada durante a campanha na Série B. Dessa forma, o Santos poderá se ver privado de duas de suas numerações mais emblemáticas na próxima temporada.
Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):
Tweets by SantosFCSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 24 de Junho 2026

Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.
SBC Summit 2025 terá presença de Ernest Bowes, editor do Esporte e Mídia
“Golaço-aço!!” A trajetória e o legado de Luciano do Valle no esporte brasileiro
Loterj sob pressão: STF corta as asas das apostas fora do Rio
As 10 contratações mais caras da história do Chelsea






Só espero que tenha condições físicas até lá… Sinceramente, hoje não vejo em condições de jogar na seleção, me parece bastante lento, bem diferente do @NeymarJr que fazia meus olhos brilhar… Bem, desejo que alcance seus objetivos e que reveja algumas situações para que honre nossa história, nosso Rei Pelé, nossa camisa verde e amarela, enfim it’s up from you!!!