A Justiça de São Paulo emitiu uma sentença condenatória contra o apresentador Neto e a emissora Band, determinando o pagamento de R$ 500 mil ao treinador Jorge Sampaoli por danos morais. A decisão, divulgada pelo portal Terra, se baseou em uma acusação de racismo feita pelo ex-jogador ao vivo durante seu programa.
O treinador argentino moveu o processo contra Neto após este o acusar publicamente, durante o programa “Baita Amigos!”, de praticar atos racistas contra o preparador de goleiros Arzul durante sua passagem pelo Santos. Em seu depoimento, Arzul negou as que tenha sofrido discriminação de Sampaoli, afirmando que tanto o treinar quanto sua comissão técnica tratavam bem os funcionários do clube santista.
A sentença, proferida pelo juiz Cassio Pereira Brisola, da 1ª Vara Cível de Pinheiros, criticou a conduta de Neto, alegando que o apresentador falhou ao não confirmar a veracidade do fato repassado por uma fonte, caracterizando a disseminação de uma fake news.
O magistrado apontou que as acusações denegriram a honra de Sampaoli perante o público. Além da indenização polpuda, Neto e a Band foram condenados a arcar com as custas do processo e honorários advocatícios, no valor de R$ 50 mil. Ambas as partes têm o direito de recorrer da decisão.
Entenda o caso
A declaração do Craque Neto que lhe rendeu esse processo foi dada no dia 17 de abril deste ano. O técnico argentino estava começando o seu trabalho no comando do Flamengo em substituição de Vítor Pereira. O apresentador, que se opunha à contratação, disse que Sampaoli havia sido racista com funcionários do Santos, clube que havia comandado anteriormente.
“Um cara que trata mal o Arzul, que é negro. E que é igual a mim, que é igual a você e que é um ser humano incrível. Esse cara, o Jorge Sampaoli, fazia o Arzul ficar fora do vestiário. Ele fez muitas pessoas contratadas antes dele perderem o emprego. Esse cara é nojento. Nunca tratou bem ninguém”, disse Craque Neto.
Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):
Tweets by bandsportsSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 03 de Dezembro 2024
Márcia Pereira é jornalista, mãe e amante de esportes. Possui formação acadêmica pela Universidade Federal do Paraná. Tendo sido atleta por muitos anos, sua área de atuação hoje é o jornalismo esportivo, como forma de estar próxima do que sempre amou e acredita. É Flamenguista roxa e tem Zico como seu grande ídolo do esporte. É fã de Gabigol.