Hoje é dia de decisão na Copa do Brasil. São Paulo e Flamengo se encontram no jogo de volta, no Morumbi, para disputar o título de campeão da temporada. As duas equipes chegam em situações diferentes. O São Paulo, que joga em casa, vem de um bom desempenho na ida, quando venceu por 1 a 0. O Flamengo, por outro lado, vive uma temporada irregular e precisa vencer para evitar um ano sem títulos.
Treinadores na mira
Os técnicos também chegam com perspectivas diferentes. Dorival Jr., do São Paulo, vem em busca de vingança: ajudou o FLA a ganhar a Taça do ano passado, e mesmo assim foi sumariamente demitido este ano, encontrando no São Paulo a chance de redesenhar sua carreira. Já o argentino Jorge Sampaoli, do Flamengo, busca o pentacampeonato e a redenção, após uma temporada marcada por críticas e baixarias.
Fla com altos e baixos
Apesar das contundentes críticas, não é à toa que o FLA chega à final. Apesar de derrotado de grandes torneios, como a eliminação preoce da Libertadores, o rubro-negro ainda é uma grande equipe, com grandes e perigosos nomes em seu elenco. Para esta partida, por exemplo, eles contam com o retorno de Arrascaeta e Luiz Araújo, que se recuperaram de lesões.
Apesar disso, três desfalques foram confirmados: Filipe Luís, Allan e Guilhermo Varella, todos os três lesionados.
São Paulo com freio de mão puxado
O São Paulo, por sua vez, não tem festa programada para comemorar o título, mesmo que vença. A diretoria tricolor quer manter o clima de cautela e evitar um novo fracasso. Apesar de contar com o favoritismo por haver vencido o jogo de ida, o time paulista achou melhor ir com calma e não sair cantando vitória. Vale lembrar que o último título nacional aconteceu em 2012. Dessa forma, caso a primeira taça da Copa do Brasil seja, de fato, entregue à equipe, as comemorações devem acontecer ao longo da semana:
“Se o São Paulo for campeão, certamente faremos uma grande festa, mas não será no domingo. Deixaremos para programar tudo ao longo da semana, com calma. Não é hora de pensar em festa, até porque o jogo com o Flamengo será muito difícil” afirmou uma fonte próxima a Casares, para o R7.
A Globo reestruturou seu quadro
A transmissão da partida será da Globo, com narração de Luís Roberto, titular da casa, e comentários de Júnior e Caio Ribeiro. Roger Flores e Ricardinho não retornam para esta final, mas isso não está relacionado à última polêmica.
Vale lembrar que, na semana passada, um escândalo se instaurou a partir do vazamento de áudios de cabine de transmissão dos profissionais da emissora. Nela, podia-se escutar críticas contundentes ao trabalho de Sampaoli e da performance rubro-negra. Eric Faria, o mais inflamado do registro, também retorna. A emissora determinou que a culpa não foi de nenhum dos jornalistas envolvidos.
Acompanhe notícias da Copa do Brasil no Twitter:
Tweets by CopaDoBrasilCBFSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.