O Brighton surpreendeu na Premier League, mostrando um futebol competitivo e envolvente. Um dos principais responsáveis por esse desempenho na última temporada foi o atacante japonês Kaoru Mitoma, de 25 anos. Ele fez um gol espetacular na eliminação do Liverpool pela Copa da Liga Inglesa, em janeiro, e tem sido considerado um dos melhores jogadores. Mas o caminho de Mitoma até a Europa foi diferente do usual no futebol.
Teoria do Drible
Aos 18 anos, Mitoma saiu do Kawasaki Frontale, onde jogava na base, para estudar educação física na Universidade Tsukuba. Ele continuou jogando no futebol universitário, onde acabou desenvolvendo uma tese sobre o drible, seu grande diferencial. Ao colocar uma câmera na cabeça, como forma de gravar seus movimentos, pôde estudar como fazia para driblar os adversários. Dessa forma, conseguiu descobrir que o segredo era alterar o centro de gravidade do defensor.
A teoria de Mitoma consiste em mudar o centro de gravidade do marcador, através dos movimentos com a bola. Ele observou que, ao driblar, ele conseguia fazer com que o defensor se desequilibrasse, perdendo assim a referência de onde estava a bola. Desse jeito, ele podia passar pelo adversário com mais facilidade e velocidade. Dessa forma, pôde entender melhor como ele conseguia driblar os adversários, e de que forma essa habilidade poderia ser melhorada.
Do Japão para o mundo
Quando se formou, Mitoma retornou ao Kawasaki Frontale como profissional em 2019 e brilhou no clube, fazendo 30 gols em 64 jogos. Com eles ganhou três títulos. Também foi chamado para a seleção japonesa e disputou os Jogos Olímpicos de 2020 e a Copa do Mundo de 2022.
Em 2021 Mitoma foi vendido ao Brighton por 3 milhões de euros. Ele passou um tempo emprestado ao Saint-Gilloise, da Bélgica, para que se acostumasse ao futebol europeu. Em 2022, voltou à Inglaterra, onde tem podido mostrar toda a sua qualidade e teoria aplicada, tendo ajudado o Brighton a fazer uma excelente campanha na Premier League, bem como na Liga Europa. Com a equipe inglesa, Mitoma tem seis gols e três assistências, em apenas 11 jogos. É o terceiro atleta que mais aplica dribles e o quinto que mais cria chances na liga.
Acompanhe no Twitter:
Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Márcia Pereira é jornalista, mãe e amante de esportes. Possui formação acadêmica pela Universidade Federal do Paraná. Tendo sido atleta por muitos anos, sua área de atuação hoje é o jornalismo esportivo, como forma de estar próxima do que sempre amou e acredita. É Flamenguista roxa e tem Zico como seu grande ídolo do esporte. É fã de Gabigol.