Um Castor de Andrade à italiana: Como Silvio Berlusconi marcou a história do futebol

A morte de Silvio Berlusconi, ex-primeiro ministro da Itália e outrora dono do AC Milán, trazem profundas reflexões sobre a mudança de paradigma que a sua gestão frente ao clube trouxe para o mundo do futebol. A sua carreira como político, contudo, foi marcada por escândalos e fraudes. Entenda aqui.

O ex-primeiro ministro da Itália e pessoa que esteve mais tempo no poder daquele país, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, Silvio Berlusconi morreu na última segunda 12 de junho. O motivo do óbito foi uma infecção pulmonar associada a uma leucemia mielomonocítica crônica. O que nem todos sabem é que, além de uma extensa carreira na política, Berlusconi também esteve a frente de um dos mais importantes times da Itália, alçando-o aos grandes campeonatos. Isso estaria diretamente relacionado ao desenvolvimento das Grandes Ligas Internacionais e da indústria do Futebol como se estrutura hoje. 

Um Castor de Andrade com mais molho

Ao pensar num homem que movia grandes estruturas de poder, chegando a ter o seu próprio time de futebol, é impossível não associarmos à figura de Castor de Andrade, famoso contraventor brasileiro. Castor era um dos mais importantes mafiosos a comandar o Jogo do Bicho no país. Além disso, chegou a ter sob seu domínio uma Escola de Samba e um time de futebol, o Bangu, que chegou a disputar uma Libertadores da América. Além disso, Doutor Castor não se furtava em dar entrevistas e declarações polêmicas, tornando-se uma figura midiática extremamente carismática e popular. Mutretas à parte, é uma trajetória muito similar à trajetória de Berlusconi, não?

Influência significativa no esporte

Quando comprou e assumiu a presidência do AC Milán, em 1986, Berlusconi não imaginava que iria mudar os rumos do esporte. Ao transformar a equipe numa potência do futebol europeu, ele viu seu projeto conquistar títulos nacionais e internacionais: somente na Champions League foram cinco vitórias. Junto a isso, acompanhavam pesadas estratégias de marketing e uma mão firme da gestão do clube.

Figura política x Figura Midiática

O bom desempenho de Silvio com a equipe nos gramados ajudaram a pavimentar sua carreira política. A ideia parecia ser lógica, pelo menos para a nação italiana: se o cara era capaz de tornar um time mambembe numa potência do esporte, o mesmo deveria acontecer com o Estado, certo? Errado! Mas isso lhe garantiu quatro mandatos liderando um governo de direita, manchados por denúncias de corrupção, escândalos sexuais e uma condenação por fraude fiscal. Ao melhor estilo Castor de Andrade do Lácio!

Acompanhe o AC Milán no Twitter para ficar por dentro das novidades do clube:

Ajude Esporte e Mídia a seguir crescendo! Sugira pautas as quais gostaria de ver publicadas no nosso site.

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 24 de Junho 2025

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Últimas Notícias > Um Castor de Andrade à italiana: Como Silvio Berlusconi marcou a história do futebol