Um Castor de Andrade à italiana: Como Silvio Berlusconi marcou a história do futebol

Publicado :

A morte de Silvio Berlusconi, ex-primeiro ministro da Itália e outrora dono do AC Milán, trazem profundas reflexões sobre a mudança de paradigma que a sua gestão frente ao clube trouxe para o mundo do futebol. A sua carreira como político, contudo, foi marcada por escândalos e fraudes. Entenda aqui.

O ex-primeiro ministro da Itália e pessoa que esteve mais tempo no poder daquele país, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, Silvio Berlusconi morreu na última segunda 12 de junho. O motivo do óbito foi uma infecção pulmonar associada a uma leucemia mielomonocítica crônica. O que nem todos sabem é que, além de uma extensa carreira na política, Berlusconi também esteve a frente de um dos mais importantes times da Itália, alçando-o aos grandes campeonatos. Isso estaria diretamente relacionado ao desenvolvimento das Grandes Ligas Internacionais e da indústria do Futebol como se estrutura hoje. 

Um Castor de Andrade com mais molho

Ao pensar num homem que movia grandes estruturas de poder, chegando a ter o seu próprio time de futebol, é impossível não associarmos à figura de Castor de Andrade, famoso contraventor brasileiro. Castor era um dos mais importantes mafiosos a comandar o Jogo do Bicho no país. Além disso, chegou a ter sob seu domínio uma Escola de Samba e um time de futebol, o Bangu, que chegou a disputar uma Libertadores da América. Além disso, Doutor Castor não se furtava em dar entrevistas e declarações polêmicas, tornando-se uma figura midiática extremamente carismática e popular. Mutretas à parte, é uma trajetória muito similar à trajetória de Berlusconi, não?

Influência significativa no esporte

Quando comprou e assumiu a presidência do AC Milán, em 1986, Berlusconi não imaginava que iria mudar os rumos do esporte. Ao transformar a equipe numa potência do futebol europeu, ele viu seu projeto conquistar títulos nacionais e internacionais: somente na Champions League foram cinco vitórias. Junto a isso, acompanhavam pesadas estratégias de marketing e uma mão firme da gestão do clube.

Figura política x Figura Midiática

O bom desempenho de Silvio com a equipe nos gramados ajudaram a pavimentar sua carreira política. A ideia parecia ser lógica, pelo menos para a nação italiana: se o cara era capaz de tornar um time mambembe numa potência do esporte, o mesmo deveria acontecer com o Estado, certo? Errado! Mas isso lhe garantiu quatro mandatos liderando um governo de direita, manchados por denúncias de corrupção, escândalos sexuais e uma condenação por fraude fiscal. Ao melhor estilo Castor de Andrade do Lácio!

Acompanhe o AC Milán no Twitter para ficar por dentro das novidades do clube:

Ajude Esporte e Mídia a seguir crescendo! Sugira pautas as quais gostaria de ver publicadas no nosso site.

notícias

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Últimas Notícias > Um Castor de Andrade à italiana: Como Silvio Berlusconi marcou a história do futebol