A luta contra o preconceito dentro do esporte é um caminho árduo e, muitas vezes, difícil. Some isso às infelizes coincidências, e a coisa vai parecer, realmente amarrada. Um exemplo disso é a Copa do Mundo Feminina que, mesmo antes de estrear, já lida com desafios enormes. O pior deles: o fuso horário.
Polêmicas mesmo antes da estreia
A pauta do empoderamento feminino segue firme e forte nas redes sociais, obrigando os grande veículos midiáticos a adotarem posturas mais condizentes com o discurso contemporâneo. No entanto, a pauta corrente de nenhuma maneira bate com os números da realidade. No final, a audiência que cobra revolução na internet está longe de prestigiar a TV Aberta. As grandes emissoras, por sua vez, fazem a linha do politicamente correto, mas não mergulham de cabeça no compromisso, conscientes do risco.
Um bom exemplo disso é a Rede Globo, a qual elaborou uma excelente campanha publicitária ao anunciar a Copa do Mundo Feminina. No entanto deverá mandar menos da metade de profissionais para os países-sede do evento.
Blame it on Fuso
Nova-Zelândia e Austrália. Países do outro lado do planeta, com um fuso horário terrível para quem pretende assistir à cobertura da Copa do lado de cá… a faixa de horários prevista para transmissão das partidas é entre 23:30h e 07:00h… hora de trabalhador dormir e levantar pra trabalhar! Globo e SporTV se muniram desse argumento para justificar o número reduzido de profissionais na ativa.
Em relação à transmissão, na TV aberta, haverá somente os jogos do Brasil na primeira fase. Sportv, Globoplay/ GE irão exibir dezesseis partidas da etapa inicial, inclusive as que a seleção brasileira participa. As da última rodada ainda não foram definidas.
A Cazé TV também irá cobrir o evento, não tendo ainda lançado o seu cronograma. O evento começa dentro de um mês!
CONFIRA ABAIXO OS JOGOS DA COPA NA SPORTV/ GLOBOPLAY/ GE
qui, 20/7
23h30, Nigéria x Canadá
sex, 21/7
04h30, Espanha x Costa Rica
22h00, Estados Unidos x Vietnã
sáb, 22/07
04h00, Zâmbia x Japão
09h00, Dinamarca x China
dom, 23/7
02h00, Suécia x África do Sul
seg, 24/7
05h30, Alemanha x Marrocos
08h00, Brasil x Panamá (TV Globo também transmite)
23h00, Colômbia x Coreia do Sul
26/7, qua
02h00, Japão x Costa Rica
04h30, Espanha x Zâmbia
22h00, Estados Unidos x Holanda
27/7, qui
04h30, Portugal x Vietnã
07h00, Austrália x Nigéria
21h00, Argentina x África do Sul
28/7, sex
08h00, China x Haiti
29/7, sáb
07h00, França x Brasil (TV Globo também transmite)
30/7, dom
01h30, Coreia do Sul x Marrocos
2/8, qua
07h00, Jamaica x Brasil (TV Globo também transmite)
Siga a Seleção Brasileira Feminina no Twitter e fique inteirado sobre tudo o que acontece no mundo do futebol das garotas:
Tweets by SelecaoFemininaAjude Esporte e Mídia a seguir crescendo! Colabore com sugestão de pautas e notícias para serem publicadas no site.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 13 de Julho 2025
Amanda Alvarez aprendeu com o seu pai todas as regras do futebol. Podia ser árbitra, se não tivesse escolhido o Jornalismo com ênfase em cobertura esportiva. Esteve nas Copas do Qatar e da Rússia, repercutindo o Mundial de Futebol para o público brasileiro. Torcedora do Santos, é súdita do Rei Pelé e Lucas Paquetá.