Globo pode mudar expediente e passar replays e decisões do VAR para transmissão, diz blog

A CBF movimenta-se para expor os vídeos sobre as decisões do VAR em partidas do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. E isso tende a levar a uma mudança na postura da Globo de só exibir replays nas transmissões após uma definição pelo juiz.

De acordo com o blog do Rodrigo Mattos, no UOL Esporte, a CBF só mostra imagens do VAR e da sala do árbitro de vídeo à justiça desportiva. Essa é a regra atual. E a Globo tomou a decisão de só exibir replays depois de o árbitro se decidir com receio de interferir nas definições de campo – tem exibido no máximo o juiz tomando sua decisão na cabine e parte de sua tela. Isso mesmo com juízes tendo acesso às imagens em suas cabines.

Questionado sobre o tema, Leonardo Gaciba, chefe de arbitragem da CBF, disse que há um “processo longo” e que a “informação é complexa”. Lembrou que há questões de direitos de imagem e transmissão. Disse que detalharia tudo na segunda-feira quando pretende fazer um anúncio grande na CBF.

Segundo o jornalista do UOL, a questão de direitos de transmissão tem que ser discutida com a Globo. A emissora tem receio de interferir no jogo e por isso retarda os replays. Mas uma decisão da Fifa e da CBF autorizando a exibição dos detalhes do VAR tende a mudar a postura da emissora.

A Globo já se incomoda com as demoras excessivas do VAR, inclusive seus narradores e comentaristas falam sobre isso no ar. O mecanismo deixa o jogo parado. E, pior, a emissora não pode exibir nada durante o período de paralisação, empobrecendo a experiência do telespectador.

Há na emissora quem veja como positiva a possibilidade de passar os replays e decisões do VAR para a transmissão. Faria parte do espetáculo. O atraso de replays fazia bem mais sentido quando o uso de vídeo por árbitros era proibido, e a medida impedia que juízes utilizassem as imagens para burlar as regras.




Globo

TV Aberta

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 23 de Março 2025

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Sem categoria > Globo pode mudar expediente e passar replays e decisões do VAR para transmissão, diz blog