No ano passado, o dinheiro pago pelas TVs – praticamente tudo pela Rede Globo – atingiu 36,4% do total das receitas dos principais clubes do Brasil. A informação é do jornal Lance!, por Marcelo Damato, a partir da análise da Mazars Auditores. Esse valor é inédito desde que os balanços dos clubes começaram a ser publicados em 2003. Apesar do crescimento do marketing, poucos clubes escapam da dependência da TV e da venda de jogadores – para Botafogo e Fluminense, mais da metade da receita vem daí. O Internacional é um caso exemplar de como fugir disso. Arrecada R$ 40 milhões só com seus sócios.
No Flamengo, mais da metade das receitas que o clube obteve vieram dos contratos com a Globo. São 51,2%, o mais alto valor entre os grandes clubes brasileiros. O clube que se beneficiou menos do dinheiro da TV foi o Atlético-PR, hoje na Série B.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 17 de Maio 2026

Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.
KTO adquire naming rights do Mercado Central de BH
Zona de Guerra: Torcedores do Amazonas e Manaus caem na pancadaria por jogo da Série C
Um ‘Domingão’ pra chamar de meu: Band promove apresentador esportivo para grade dominical
Prime Vídeo anuncia contratação de Cléber Machado para transmissão da Copa do Brasil
NSports transmite, pelo segundo ano consecutivo, a Copa do Mundo de Beach Tennis





