Por maior visibilidade na TV Aberta, NBB realiza decisão em jogo único

Henrique Neves

Atualizado :

A temporada 2011/2011 do Novo Basquete Brasil (NBB) chega ao final neste sábado com um diferencial em seu regulamento: os finalistas São José e Brasília vão definir quem fica com o título de campeão em um único jogo, ao invés da série melhor de cinco partidas das edições anteriores. A novidade no formato tem como objetivo dar a Liga maior visibilidade, já que o confronto será transmitido em TV aberta pela Rede Globo, informa o Marca Brasil.

O presidente da LNB (Liga Nacional de Basquete), entidade que organiza o NBB, Kouros Monadjemi admite que o modelo anterior é mais justo. Contudo, entende que a exposição dos patrocinadores na TV aberta é atraente para os clubes. “O playoff seria mesmo o ideal, mas temos que ver o interesse dos clubes de aumentar a receita e ter maior faturamento”, disse Monadjemi. “Para fazer o basquete voltar a ser popular no Brasil e beneficiar a nossa parte comercial, precisávamos de mais audiência. Na TV aberta, cerca de 20 milhões de pessoas vão assistir à partida, número muito maior do que a transmissão em TV fechada poderia oferecer”, completou.

O ex-ala Marcel, todavia, não concorda com a análise de Monadjemi. “Sou contra o jogo único porque tira o espírito da competição, e nada justifica isso. Muita gente interessada no basquete ou que está começando a se aproximar da modalidade vai perder pelo menos duas partidas que poderiam ser igualmente sensacionais”, afirmou. Porém, ele também comemora a volta do esporte à TV aberta. “Claro que nós ficamos contentes com um jogo na Globo na manhã de um sábado, mas seria melhor se isso acontecesse cinco ou sete vezes, não uma só”, disse.

O ex-jogador e atual comentarista da Rede Record, Oscar Schmidt também prefere o modelo antigo, mas diz entender a medida adotada pela LNB. “O ideal, claro, seria cinco ou sete jogos na final, mas aí não teria espaço na TV aberta. Por outro lado, fica na dependência desse jogo único, no qual tudo pode acontecer”, declarou o Mão Santa.

Consta nos planos de Monadjemi fazer a decisão voltar a ser disputada em série melhor de cinco jogos, com todos os confrontos sendo transmitidos em TV aberta. No entanto, o presidente da LNB admite que ainda há um longo caminho a percorrer para isso se tornar realidade.

ATUALIZAÇÃO (17h37): Segundo o UOL Esporte, esta será a primeira vez em 15 anos que uma partida entre clubes de basquete é transmitida pela TV aberta. O último jogo televisionado ocorreu em 1997, no duelo entre Franca e Ribeirão Preto pelo Campeonato Nacional Masculino. A Globo exibiu as últimas duas edições do Jogo das Estrelas do torneio antes de se arriscar a mostrar ao vivo um jogo oficial.


rede globo

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 21 de Junho 2024

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Sem categoria > Por maior visibilidade na TV Aberta, NBB realiza decisão em jogo único