Globo consegue liminar para Google eliminar link que retransmitem sua programação

Atualizado :

No meio do ano passado, a Rede Globo enviou uma notificação extrajudicial ao Google para que os links que retransmitem a programação da emissora fossem retirados do ar. O buscador até que cumpriu a determinação, mas só por algum tempo. É que de acordo com sua política, a partir do momento em que uma página alega a licitude de seu conteúdo, volta a aparecer nos resultados e só é suprimida novamente em caso de ação judicial.

Assim, no último dia 15 a Globo obteve uma liminar na 1ª Vara Civil de São Paulo, que obriga o buscador a retirar os links de acessos a transmissões piratas em um prazo de 48 horas a partir da data de notificação, sob pena de multa de R$ 5.000 por dia. As páginas que retransmitem a programação das emissoras contam com múltiplos provedores, e por isso é mais fácil recorrer ao Google do que tentar tirá-las do ar.

Não há, todavia, dados sobre o quanto a Globo perde em audiência com o acesso irrestrito às transmissões piratas, mas o advogado Maurício Joseph Abadi, que representa a Globo na ação judicial, argumenta que isso não vem ao caso. “É importante enfatizar que não fizemos pedido indenizatório. Então a gente não quis colocar números, mesmo porque a ilicitude ocorreria independente disso. Acabou se tornando uma medida necessária, mas não existe uma briga entre a Globo e o Google”, explicou.

O advogado da Globo explica ainda que, por enquanto, o objetivo não é tirar os sites do ar, mas dificultar o acesso a eles: “Grande parte dos acessos é feita através do Google, utilizando palavras bem intuitivas como ‘TV ao vivo grátis’, afirmou.

O Google confirmou na tarde desta quinta-feira que ainda não foi notificado sobre a sentença, e ressaltou que “não comenta casos específicos”. Os links para as transmissões ilegais, porém, continuam ativos. Na noite desta quarta-feira, por exemplo, era possível, por eles, acompanhar a partida entre Vasco e Flamengo pela semifinal da Taça Guanabara.

Com informações do UOL Esporte

rede globo

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 15 de Julho 2024

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Sem categoria > Globo consegue liminar para Google eliminar link que retransmitem sua programação