Audiências públicas discutem o impacto dos eSports no Brasil

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Na última semana, audiências públicas realizadas em órgãos legislativos brasileiros trouxeram à tona discussões importantes sobre os rumos dos esportes eletrônicos no país.

Na última quarta-feira (15/05), a Subcomissão Especial dos Esportes Eletrônicos da Câmara dos Deputados promoveu uma audiência para debater a inclusão social de crianças e adolescentes por meio dos e-Sports. O deputado Márcio Marinho (Republicanos-BA), relator da Subcomissão, ressaltou a importância desses debates, afirmando que são fundamentais para que os parlamentares e a sociedade compreendam a relevância desse tema. 

O presidente da Subcomissão Especial, deputado Ícaro de Valmir (PL-SE), enfatizou que as audiências públicas são essenciais para trazer mais conhecimento sobre o assunto em discussão:

“O avanço da pauta dos games nos leva a um novo patamar. É muito necessário expandir nossos conhecimentos”, destacou Ícaro de Valmir.

Representantes da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal e da Associação Brasileira de Fantasy Sport (ABFS) reforçaram a importância do esporte eletrônico para a inclusão social, ressaltando a necessidade de garantir um ambiente virtual seguro e sem discriminações.

Pauta na Assembleia Legislativa do Ceará

No âmbito estadual, a Comissão de Cultura e Esporte da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou uma audiência pública para discutir os impactos sociais, econômicos e culturais dos jogos eletrônicos e eSports. O deputado Missias Dias (PT), responsável pela iniciativa, destacou que o crescente interesse por essas práticas demanda uma análise aprofundada sobre o tema:

“Nesse contexto, a audiência pública se torna um espaço estratégico para reunir especialistas, representantes da sociedade civil, juventude, acadêmicos e profissionais do setor”, explicou Missias Dias.

Diversos órgãos e entidades foram convidados para o debate, incluindo representantes da Secretaria de Esportes do Estado, da Confederação Brasileira de Desportos Eletrônicos (CBDEL) e da Federação Cearense de Esporte Eletrônico (FCDEL). O objetivo foi fundamentar e impulsionar políticas públicas na área dos jogos eletrônicos.

Sérgio Medeiros, representante da Associação Moriá, falou sobre a importância de acompanhar o desenvolvimento tecnológico, afirmando que os esportes devem refletir a realidade atual da sociedade da informação e da tecnologia.

As audiências públicas também abordaram temas como combate ao assédio nas competições, acessibilidade e democratização do acesso aos e-Sports, evidenciando a necessidade das discussões em torno dos e-Sports no mundo contemporâneo.

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