Polêmica! Janja teria pressionado por prisão de Robinho, afirma colunista

Publicado :

A primeira-dama Janja da Silva é acusada de pressionar o STJ para a prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália. Ela também estaria interferindo na indicação de juízes federais.

A primeira-dama Janja da Silva, esposa do presidente Luís Inácio Lula da Silva, está no centro de uma polêmica envolvendo o caso do ex-jogador Robinho. As informações foram divulgadas pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Segundo ele, Janja teria pressionado o ministro Francisco Falcão, relator do caso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), para que Robinho fosse preso no Brasil e cumprisse a pena de nove anos de prisão pelo crime de estupro coletivo, pelo qual foi condenado na Itália.

A atuação de Janja no caso de Robinho vai além. Ela também estaria trabalhando nos bastidores para indicar juízes na Justiça Federal, buscando influenciar nas decisões das cortes superiores.

Perseguição política?

Além disso, há um aspecto político no caso, já que Robinho é descrito como eleitor da extrema direita e teria sido visto em manifestações “patriotas” vestindo a camisa da Seleção. Essa polarização política pode ter influenciado a atuação de Janja no caso.

A pressão de Janja parece ter tido resultado. Na quarta-feira, os magistrados do STJ homologaram a sentença da Justiça italiana, que condenou o ex-jogador brasileiro a nove anos de prisão. Pouco depois, a Polícia Federal cumpriu o mandado de prisão, detendo Robinho em Santos (SP).

Robinho cumpre pena no Brasil

A prisão do ex-jogador do Santos e da Seleção Brasileira será em regime fechado, devido à gravidade do crime e à pena superior a oito anos. As questões relacionadas à progressão do regime de pena seguirão as normas da Lei de Crimes Hediondos e da Lei de Execução Penal brasileiras.

O caso de Robinho continua a gerar repercussão, especialmente pela suposta influência política de Janja da Silva. A atuação da primeira-dama no Judiciário e sua relação com o caso podem ter desdobramentos importantes no cenário político e judicial brasileiro.

Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):

Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.

notícias

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Futebol > Futebol Brasileiro > Polêmica! Janja teria pressionado por prisão de Robinho, afirma colunista