Kamaru Usman, ex-campeão do UFC, aconselhou seu amigo e também ex-campeão do UFC, Francis Ngannou, a levar o tempo que precisar para se recuperar da derrota por nocaute no boxe para Anthony Joshua.
Usman, que também já passou por uma derrota por nocaute em 2021, sabe como é lidar com o sentimento de derrota e a pressão para retornar rapidamente à ação, porém, ele não recomendaria um retorno apressado ao seu amigo.
Usman: “Leve o seu tempo”
Em seu podcast com Henry Cejudo, Usman disse:
“Quando ele se sentir à vontade, eu e meu irmão teremos uma conversa. Trocamos algumas mensagens de texto, mas teremos uma conversa, e meu conselho para ele é que leve o tempo que precisar, leve o seu tempo” disse o lutador do UFC.
“No final das contas, ninguém pode lhe dizer quando é o momento certo, o momento apropriado, porque ele é um profissional, assim como eu, assim como você, ele é um profissional. Ele conhece seu relógio, conhece seu tempo, sabe o que é capaz de fazer”, complementou.

Sabor amargo da derrota
Usman destacou que o desejo dos lutadores de MMA após uma derrota é retornar o mais rápido possível, mas alertou para os perigos de se apressar:
“Então, eu diria para você não ter pressa, porque como competidores, como profissionais, o que fazemos é querer voltar o mais rápido possível. Queremos recuperar o sangue o mais rápido possível”, falou”.
“Quando perdemos, não gostamos de nos afundar no sentimento de derrota, sabe, não gostamos de ser derrotados, então queremos recuperá-lo imediatamente e voltar à coluna das vitórias”, concluiu.
Próximos passos de Ngannou
Ngannou ainda não se pronunciou sobre seus próximos passos, mas o conselho de Usman é um importante lembrete de que a recuperação física e mental é fundamental após uma derrota.
Entre os próximos passos mais prováveis para Ngannou, está o seu retorno ao MMA, na PFL, evento que o contratou, mas no qual não fez nenhuma luta ainda. Vale lembrar que o campeão dos pesos-pesados da PFL e um brasileiro, Renan Problema, um desafio e tanto para o camaronês.
Outra opção disponível é a aposentadoria, visto que, em suas lutas de boxe, acumulou dinheiro o suficiente para viver confortavelmente até o fim da sua vida. A decisão final sobre o futuro de Ngannou cabe a ele, mas o apoio de amigos como Usman é importante para que ele tome a melhor decisão para sua carreira.
Acompanhe notícias do UFC no X (antigo Twitter):
Tweets by combateSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 10 de Novembro 2025

Amanda Alvarez aprendeu com o seu pai todas as regras do futebol. Podia ser árbitra, se não tivesse escolhido o Jornalismo com ênfase em cobertura esportiva. Esteve nas Copas do Qatar e da Rússia, repercutindo o Mundial de Futebol para o público brasileiro. Torcedora do Santos, é súdita do Rei Pelé e Lucas Paquetá.





“O Último Imperador”: As 5 lutas mais marcantes de Fedor Emelianenko
UFC Vegas 101: Dern x Ribas 2: Prévia das principais lutas da noite
SBC Summit 2025 terá presença de Ernest Bowes, editor do Esporte e Mídia
“Golaço-aço!!” A trajetória e o legado de Luciano do Valle no esporte brasileiro





