FIFA adia testes do Cartão Azul e convoca Assembleia para debater proposta

FIFA adia testes do Cartão Azul e convoca Assembleia para debater proposta de punição a jogadores. Novidade poderá impactar o futebol. Saiba mais!

O que aconteceu

Uma onda de especulações tomou conta do mundo do futebol com a possível introdução do Cartão Azul, uma nova ferramenta de punição aos jogadores durante as partidas. Contudo, a FIFA esclareceu que não há planos imediatos para testar esse sistema em competições de alto nível.

Em comunicado oficial divulgado na última quinta-feira (8), a entidade máxima do futebol mundial negou os rumores e afirmou que qualquer avaliação sobre o tema só ocorrerá após a Assembleia Geral da International Football Association Board (IFAB), agendada para o dia 1º de março.

Segundo informações do jornal britânico The Telegraph, a IFAB, responsável por estabelecer as regras do futebol, considerava testar o Cartão Azul como uma medida para coibir as chamadas “faltas táticas” e reduzir as reclamações dos jogadores contra as decisões dos árbitros.

Os testes, caso realizados, estariam previstos para a próxima edição da Copa da Inglaterra e da FA Cup Feminina.

Outra novidade: só os capitães podem falar com os árbitros

Além da possível introdução do Cartão Azul, o The Telegraph relatou que a IFAB também está avaliando a ideia de permitir que apenas os capitães das equipes se comuniquem com os árbitros durante as partidas. Essa medida, já adotada em esportes como o rugby, é vista como uma forma eficaz de combater as reclamações excessivas, que são consideradas prejudiciais ao jogo.

Os tradicionais Cartões Amarelo e Vermelho existem há mais de 50 anos no futebol e foram introduzidos durante a Copa do Mundo de 1970, no México. A proposta do Cartão Azul prevê a retirada temporária do jogador por 10 minutos como punição. Se um jogador receber dois Cartões Azuis, será expulso, da mesma forma que ocorre com dois Cartões Amarelos atualmente.

Acompanhe mais notícias do esporte no X (antigo Twitter):

Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.

notícias

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Últimas Notícias > FIFA adia testes do Cartão Azul e convoca Assembleia para debater proposta