Escândalo no Liverpool: Jurgen Klopp anuncia aposentadoria

O treinador Jurgen Klopp anunciou sua saída do Liverpool após nove anos. Em comunicado, afirmou que, apesar do amor pelo clube, sente a necessidade de afastar-se. Klopp conduziu o Liverpool a sucessos notáveis, incluindo a Liga dos Campeões em 2019 e o título da Premier League em 2020. O futuro do treinador e do clube tornam-se incertos.

O treinador alemão anunciou que pretende deixar Anfield após nove anos no clube.

O Liverpool anunciou que Jurgen Klopp vai abandonar o cargo de treinador no final da temporada. Apesar de todos os anos os meios de comunicação britânicos especularem sobre a possível saída do treinador alemão de Anfield por uma série de razões, desde uma possível mudança para um clube maior até um ano sabático, foi finalmente o próprio Klopp que decidiu afastar-se.

Vídeo gravado

O treinador alemão de 56 anos comunicou com os torcedores do clube através de um vídeo publicado nos canais oficiais do clube nas redes sociais.

“Estou ficando sem energia… Compreendo que seja um choque para muitas pessoas, mas é óbvio que posso explicar, ou pelo menos tentar explicar. Adoro este clube, esta cidade, os nossos adeptos, a equipa, os funcionários… mas estou convencido de que tenho de tomar esta decisão”, compartilhou o alemão, que disse ter comunicado a sua decisão ao clube em novembro.

Da mesma forma, Klopp não planeja deixar Anfield sozinho. Os colaboradores do chefe, Pepijn Lijnders, Peter Krawietz e Victor Matos, vão acompanhá-lo na procura de novas iniciativas. Confirmou igualmente a saída do diretor desportivo Jorg Schmadtke’s. Isto sugere que este pode ser o início de uma mudança monumental na carreira do estratega. Pepijn Lijnder, um dos seus mais fiéis assistentes, já manifestou no site da equipa a sua intenção de assumir as rédeas da sua própria equipe.

Continuidade até o Fim da Temporada

De acordo com o comunicado do Liverpool, o treinador alemão continuará a dirigir a equipa de forma regular até ao final da temporada, terminando assim um glorioso mandato de oito anos e meio como treinador em Anfield. Termina assim uma era gloriosa no Liverpool e começa uma nova fase cheia de incertezas.

“Jurgen Klopp anunciou a sua decisão de abandonar o cargo de treinador do Liverpool no final da presente época, depois de ter informado os proprietários do clube do seu desejo de deixar o cargo no final da campanha de 2023-24.

ditava o comunicado oficial publicado nas redes sociais.

Não é por saúde

Além disso, afirmou que o mínimo que pode fazer é ser honesto em reconhecimento de todas as pessoas que fazem parte do clube inglês, negando que se trate de um problema de saúde.

“Estou bem, não está a acontecer nada de anormal. Estou saudável. Tenho algum desconforto, o que é normal para a minha idade”, disse o treinador.

O treinador alemão anunciou que pretende deixar Anfield após nove anos no clube.

Da mesma forma, Klopp não planeja deixar Anfield sozinho. Os colaboradores do chefe, Pepijn Lijnders, Peter Krawietz e Victor Matos, vão acompanhá-lo na procura de novas iniciativas. Confirmou igualmente a saída do diretor desportivo Jorg Schmadtke’s. Isto sugere que este pode ser o início de uma mudança monumental na carreira do estratega. Pepijn Lijnder, um dos seus mais fiéis assistentes, já manifestou no site da equipa a sua intenção de assumir as rédeas da sua própria equipe.

 

Transformação do Liverpool sob Klopp

As novas gerações veem um Liverpool vencedor. No entanto, nem sempre foi assim. Em tempos sombrios, apenas lendas como Gerrard e Torres davam segurança à equipa. Passou de O Liverpool místico de Benítez para o Liverpool do arrependimento. A final de Istambul contra o Milan, em 2005, marcou o início do projeto de Benítez, que voltaria a lutar pela Liga dos Campeões em 2007, mas com um resultado adverso. Desde então, o Liverpool caiu no abismo durante quase uma década.

“Quero transformar quem duvida em quem acredita”.

disse Jurgen Klopp durante a sua apresentação, onde se auto-intitulou The Normal One.

Desde que assumiu o cargo em 2015, na altura, o Reds estavam em décimo lugar na Premiers e distanciava-se da elite do futebol. Jurgen implementou um estilo de futebol rápido que consolidou o Liverpool como uma equipa quase imbatível.

Klopp conduziu o Liverpool de volta ao topo do futebol europeu, conquistando o título de campeão europeu de futebol Liga dos Campeões em 2019. Também alcançou sucesso a nível nacional ao vencer o primeiro campeonato em 30 anos em 2020. Além disso, durante o seu mandato, a equipa ganhou uma Taça de Inglaterra, uma Taça da Liga, uma Supertaça Europeia e um Mundial de Clubes.

Os seus confrontos com Pep Guardiola e o Manchester City, marcados por recordes de pontos e finais de título emocionantes, como as de 2019 e 2022, fazem parte da história do futebol.

“Ele é o adversário mais difícil que já enfrentei”, disse Pep, com quem partilha a mais longa série de vitórias consecutivas (18) na história da Premier League.

 

Um futuro incerto para a Kloppo

Jurgen Klopp é mais conhecido pela sua passagem de sucesso pelo Borussia Dortmund, onde ganhou duas Bundesligas consecutivas contra o Bayern (2011 e 2012) e chegou à final da Liga dos Campeões em 2013.

Ingressou no Liverpool em outubro de 2015, substituindo Brendan Rodgers. Nessa altura, o Vermelhos estavam afastados da elite em Inglaterra e na Europa. Tinham conquistado apenas um título (Taça da Liga 2012) em oito anos.

Sem dúvida, esta conjuntura vai gerar uma enxurrada de notícias sobre dois temas principais. O primeiro é o destino de Jurgen Klopp, um dos treinadores mais cobiçados da cena internacional e objeto de desejo de vários grandes clubes europeus. A segunda é a identidade do próximo ocupante do banco de suplentes de Anfield.

O que é certo, porém, é que o Liverpool vai sofrer mudanças significativas a partir de agora, embora haja um nome que foi destacado a vermelho pelo Reds: Xabi Alonso.

 

Acompanhe no X (antigo Twitter):

Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.

notícias

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Futebol > Futebol Europeu > Inglaterra > Premier League > Escândalo no Liverpool: Jurgen Klopp anuncia aposentadoria