Vejam vocês como o mundo do MMA é dinâmico. Em poucos dias, tudo pode mudar e o que valia para a semana passada já não vale para hoje. No último sábado (20), Poatan referiu-se a uma sugestão de duelo contra Dricus Du Plessis como “fora da realidade” e, por isso, nem valia a pena falar sobre.
Ontem, apenas dois dias depois, o lutador brasileiro usou suas redes sociais para sugerir que poderia voltar ao peso-médio para fazer uma última luta na categoria contra ninguém menos do que Dricus Du Plessis.
“Talvez uma última luta no peso-médio?”, escreveu Poatan, deixando no ar a possibilidade e ascendendo as especulações sobre esse casamento.
Mudança de perspectiva
O que aconteceu para o ex-campeão dos médios e atual detentor do cinturão dos meio-pesados mudar tão radicalmente em questão de dias? A não ser que você tenha sido abduzido no último fim de semana, creio que você sabe a resposta: Dricus Du Plessis conquistou o cinturão da categoria até 84 kg após derrotar o americano Sean Strickland numa decisão dividida dos juízes.
Quando Poatan falou sobre uma possível luta entre os dois pela primeira vez, estava reagindo a uma declaração do próprio sul-africano realizada na conferência de mídia antes do UFC 297. Na ocasião, o então desafiante ao título afirmou que adoraria enfrentar Poatan no futuro (ou quem quer que vestisse o cinturão dos meio-pesados) após vencer Strickland e limpar a categoria dos médios.
Ou seja, nesse cenário seria o sul-africano que subiria para os meio-pesados para desafiar o campeão Poatan. No outro cenário, sugerido pelo brasileiro, o desafiante seria Poatan, que desceria de volta para os médios para recuperar o cinturão e se tornar duplo-campeão simultâneo.
Du Plessis atirando para tudo que é lado
“Quando um não quer, dois não brigam”, diz o velho ditado para nos lembrar que toda luta tem que ter, pelo menos, dois lados interessados. O que o novo campeão dos médios achou da ideia de enfrentar Poatan na sua primeira defesa de cinturão? A resposta não poderia ser mais receptiva.
“Alex Pereira, eu te desafio. Seria uma honra compartilhar o octógono com você”, disse Du Plessis nos stories da sua conta do Instagram.
No entanto, vale lembrar que o próprio Du Plessis desafiou Israel Adesanya, ex-campeão da categoria, logo após derrotar Sean Strickland e se sagrar campeão, na entrevista dentro do octógono.
Du Plessis x Poatan: uma luta natimorta?
Após perder o cinturão em setembro do ano passado, o nigeriano anunciou uma pausa na carreira até 2027, mas recentemente voltou atrás anunciando que seu retorno aos octógonos está próximo. O que aumenta as possibilidades de essa luta acontecer, em detrimento das especulação de uma luta contra Poatan.
Além disso, o brasileiro subiu de categoria por um motivo: ele não aguentava mais o corte de peso. Por isso, seria uma loucura submeter seu corpo à severa desidratação para bater 84kg novamente. Ainda mais considerando que, aos 36 anos, ele já não é nenhum menino.
Por isso, se me perguntassem, eu diria que a probabilidade de Poatan subir para o peso-pesado é maior do que a de descer para o peso-médio novamente. Sem contar que, como campeão dos meio-pesados, ele tem toda uma categoria para dar conta, com pelo menos dois desafiantes claros: Jamahal Hil e Magomed Ankalaev
Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):
Tweets by UFCBrasilSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 22 de Janeiro 2025
É formado em Letras pela UEFS, tem doutorado em Literatura e Cultura pela UFBA e toca violão todos os dias. Desde sempre, conciliou os estudos literários com um consumo substancial de jornalismo esportivo sobre MMA e futebol até que, num belo dia, decidiu unir o útil ao agradável e fazer do seu hobby uma profissão.