Na manhã desta terça-feira, 23, o lutador baiano Jailton Malhadinho prestigiou a inauguração do Centro de Treinamento de Campeões na Arena Fonte Nova. O projeto, fruto da parceria entre a Arena e o Instituto Terra Firme, tem como foco proporcionar oportunidades esportivas para crianças e adolescentes em Salvador.
Em entrevista ao BNews, o lutador do UFC ressaltou a importância do projeto, destacando a sua relevância como uma válvula de escape para a periferia da cidade. Torcedor do Vitória, o lutador deixou o clubismo de lado e expressou sua satisfação em ver o Centro de Treinamento na Arena Fonte Nova:
“Muito gratificante estar vindo aqui, a importância do projeto é uma válvula de escape para as comunidades, para a periferia, para as crianças carentes. E ver em um cartão postal de Salvador, na arena Fonte Nova, é muito gratificante. (…) A arte marcial é um esporte que está crescendo cada vez mais. E quem sabe um dia uma criança daqui possa estar lutando UFC, lotando grandes eventos”, comentou ao Bnews.
“Tudo nosso e nada deles”
Voltado especialmente para crianças e adolescentes residentes no entorno da arena. O peso-pesado do UFC, oriundo de uma comunidade carente, elogiou a iniciativa e anunciou que irá a treinar com os alunos já na semana seguinte.
“A gente teve pelo menos um espaço aqui na Arena Fonte Nova para ter esporte e o principal pegar aqui nessas carentes da comunidade, eu fico muito feliz. Eu sou um cara que vem da comunidade também, hoje estou no UFC, graças a Deus, mas sou um cara que veio da periferia e hoje eu estou aqui em prol da favela do gueto e vendo um sonho ser realizado. Já falei com o professor, conheço o mestre também, e semana que vem eu estou aqui treinando já com a garotada já”, revelou ao Grupo A Tarde.
O Centro de Treinamento de Campeões
O Centro de Treinamento de Campeões é fruto de uma parceria da Arena Fonte Nova e o Instituto Terra Firme. O projeto de iniciação esportiva tem como público-alvo crianças e adolescentes do entorno da arena, oferecendo aulas gratuitas de jiu-jitsu, capoeira, boxe, além de defesa pessoal para mulheres acima de 16 anos.
O espaço, anteriormente utilizado para o projeto Filhos do Tatame, foi reformado e ampliou a variedade de modalidades oferecidas. Com quatro turmas e 120 inscritos, o Centro de Treinamento já está em pleno funcionamento, promovendo atividades duas vezes por semana para cada modalidade.
Arte marcial e compromisso social
O idealizador do Filhos do Tatame e professor de jiu-jítsu, Marcos Almeida, destaca que a participação no projeto vai além da prática esportiva. Para Marcão, como é chamado, por meio das artes marciais, o projeto proporciona o desenvolvimento integral dos jovens.
“A participação no projeto representa muito mais que a prática esportiva para estes jovens, mas também proporciona o desenvolvimento integral, com o fomento da disciplina, do trabalho em equipe e das habilidades sociais”, diz o professor.
Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):
Tweets by Malhadinho_UFCSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 04 de Dezembro 2024
Mateus Taz sempre sonhou em ser jogador, mas descobriu no Jornalismo Desportivo seu grande dom. Tem 40 anos, pai de família e já correu na Maratona São Silvestre. Estudou produção cultural na Universidade Federal da Bahia e colabora em um projeto de Letramento para crianças carentes da periferia de Salvador. É fã do Bahia, mas gosta mesmo é de acompanhar os jogos das Ligas Internacionais. Erling Haaland, o Terminator, é seu ídolo.