Árbitra inglesa assume controle do jogo Fulham vs. Burnley na Premier League
A Premier League está prestes a presenciar um momento histórico em 23 de dezembro. Rebecca Welch, uma árbitra de 40 anos, será responsável pelo jogo entre Fulham e Burnley. Ela supervisionará a partida, marcando sua estreia na arbitragem de jogos masculinos. O anúncio oficial do evento destaca a participação anterior de Welch em novembro de 2022, quando se tornou a primeira mulher a desempenhar o papel de quarto árbitro na Primeira Liga.
Sua entrada no futebol masculino representa um marco significativo em um ambiente tradicionalmente considerado “para homens”.
A determinação de Rebecca Welch
Welch, árbitra desde 2010, traçou seu caminho com determinação e paixão pelo futebol. Abandonou seu emprego na área da saúde pública (NHS) para se dedicar inteiramente à arbitragem.
“Eu jogava futebol e nem sequer pensava”, confessou Welch.
Seu amor pelo esporte era evidente desde o início. Entretanto, em uma entrevista para a Associação de Futebol em 2021, ela compartilhou que um amigo árbitro a desafiou durante um jogo a experimentar a profissão, já que ela parecia saber tanto sobre o assunto.
“Passei o jogo todo a dizer-lhe como fazer o seu trabalho. A resposta dele foi: ‘Se acha que é assim tão fácil, experimente’. E assim aconteceu, e aqui estou eu”, concluiu.
Dez anos depois, Welch não apenas superou as expectativas, mas também se destacou em várias ligas e competições internacionais.
Contribuições no futebol masculino e feminino
Rebecca Welch não é estranha à arbitragem de elite. Desde que entrou para a lista de árbitros internacionais de elite da FIFA, em dezembro de 2020, tem estado envolvida em jogos de grande visibilidade na Superliga Feminina, na Liga dos Campeões Feminina e no Campeonato do Mundo Feminino. Ela também destaca seu papel no futebol masculino, sendo a primeira mulher a arbitrar um jogo da Liga de Futebol em 2021 e continuando a participar no Campeonato e na Taça de Inglaterra.
Sam Allison: uma antevisão como um todo
Sam Allison, outro árbitro que quebrou barreiras, arbitrará o jogo entre o Sheffield United e o Luton Town no Boxing Day. Sua nomeação é notável por ser o primeiro árbitro negro na Premier League em 15 anos.
Este marco reflete o compromisso da Federação Inglesa de Futebol de aumentar em 50% o recrutamento de árbitros oriundos de meios “historicamente sub-representados” até 2026 e de aumentar a diversidade na arbitragem inglesa. Este duplo evento destina-se a mostrar que o futebol inglês está avançando na direção da inclusão e diversidade nas decisões em campo.
Welch e Allison estão abrindo novos caminhos para as futuras gerações de árbitros. A Premier League, historicamente exclusivamente masculina, está testemunhando uma mudança significativa que reflete o compromisso com um futuro mais equitativo no mundo da arbitragem.
Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):
Tweets by sbt_sportsSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 19 de Janeiro 2025
Márcia Pereira é jornalista, mãe e amante de esportes. Possui formação acadêmica pela Universidade Federal do Paraná. Tendo sido atleta por muitos anos, sua área de atuação hoje é o jornalismo esportivo, como forma de estar próxima do que sempre amou e acredita. É Flamenguista roxa e tem Zico como seu grande ídolo do esporte. É fã de Gabigol.