Bahia elege Emerson Ferretti, primeiro presidente assumidamente gay do futebol brasileiro

Emerson Ferretti é eleito presidente do Esporte Clube Bahia com 34,2% dos votos, sendo o primeiro presidente abertamente gay nas quatro divisões do futebol brasileiro. O ex-goleiro assume para o triênio de 2024-26 e enfrentará desafios como a fiscalização do contrato com o Grupo City, responsável por 90% das ações da SAF desde maio de 2022. Uma das suas metas é fortalecer os esportes olímpicos do clube e aumentar as receitas anuais de R$ 2,5 milhões.

Neste sábado (2), em meio a uma acirrada disputa eleitoral, o Esporte Clube Bahia anunciou seu novo presidente para os próximos anos. Com a participação expressiva de 3179 sócios-torcedores, Emerson Ferretti, representando a chapa União Tricolor, foi eleito para o cargo de dirigente máximo do clube

A eleição, que ocorreu tanto de forma presencial quanto online, teve cinco candidatos na disputa, com Marcelo Sant’Ana, Leonardo Martinez, Marcus Verhine e Jailson Baraúna. Ferretti, que é ex-goleiro e bicampeão da Copa do Nordeste, conquistou a vitória com 34,2% dos votos, sucedendo Guilherme Bellintani.

Primeiro presidente de clube de futebol abertamente gay

O novo presidente do Bahia, Emerson Ferretti, assume o cargo para o triênio de 2024-26, obtendo 1089 dos cerca de 3180 votos possíveis. Além de marcar sua presença na história como o líder da chapa União Tricolor, Ferretti quebra barreiras como o primeiro presidente abertamente gay de um clube nas quatro divisões do futebol brasileiro.

O triunfo de Emerson Ferretti na eleição do Bahia não apenas define um novo capítulo na gestão do clube, mas também representa um marco de inclusão e representatividade para a comunidade LGBTQIA+ no futebol brasileiro. A histórica eleição foi saudada pelo ativista Onã Rudá, fundador do coletivo Canarinhos LGBTQ+.

“Hoje pudemos assistir um membro da nossa comunidade LGBTQ+ com um projeto ousado de gestão receber apoio da principal torcida organizada do clube e chegar à presidência com larga margem de vantagem”, declarou Onã.

Desafios à frente

A gestão de Ferretti terá como foco a fiscalização do contrato estabelecido com o Grupo City, que adquiriu 90% das ações da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) em maio de 2022. Embora o Grupo City detenha a responsabilidade sobre o departamento de futebol e equipamentos esportivos, Ferretti, como presidente dos 10% restantes, terá papel crucial na supervisão desse acordo e ocupará um cargo no Conselho de Administração.

Além de consolidar o legado do Grupo City na gestão do futebol tricolor, busca fortalecer os esportes olímpicos do clube e aumentar as receitas, atualmente estimadas em R$ 2,5 milhões anuais. Em entrevista à imprensa após a eleição, Emerson Ferretti clamou pela união do clube:

“A gente precisa de união, acreditar no nosso clube e trabalhar. O fato de ser presidente me dá a possibilidade de conduzir um trabalho em um momento que ninguém aqui está acostumado”, disse o presidente do Bahia recém-eleito.

Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):

Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.

notícias

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Últimas Notícias > Bahia elege Emerson Ferretti, primeiro presidente assumidamente gay do futebol brasileiro