Após uma longa novela, cheias de disse me disse e vai e vem, o ex-campeão dos pesos-galos, Aljamain Sterling formalizou sua decisão de mudar de categoria. O atleta, conhecido como ‘Funk Master’, revelou que sua próxima batalha ocorrerá na divisão peso pena, até 65,7kg, e expressou o desejo de enfrentar o antigo detentor do cinturão, Max Holloway.
Desde sua ascensão ao topo da categoria dos pesos-galos do UFC, Sterling defendeu com sucesso seu cinturão contra oponentes de peso, como Petr Yan, TJ Dillashaw e Henry Cejudo. Agora, com a mudança para os pesos penas, ‘Aljo’ vislumbra a possibilidade de traçar o caminho mais curto para disputar o título da categoria de cima.
Agora vai!
Em uma participação no podcast de Demetrious Johnson, Sterling destacou as razões por trás de sua mudança. Aos 34 anos e pesando cerca de 81kg, afirmou que esse é um peso mais adequado e saudável para ele, destacando a dificuldade de bater o limite de 61kg.
“Tenho 34 anos e peso um pouco mais que 81kg. Eu tenho cerca de 1,71m e esse é um peso bom e saudável para mim. Eu não sou gordo. Não sei como consigo bater 61kg e não sei como consegui por tanto tempo. As pessoas podem dizer o que quiserem. Essa é a única maneira que eu sei competir desde o wrestling universitário até agora no MMA. Não é fácil, mas sempre consigo”, disse Sterling.
Um alvo nas costas de Max Holloway
Questionado sobre seu possível oponente de estreia na nova categoria, Sterling não hesitou em apontar Max Holloway como alvo. O ‘Funk Master’ sugeriu que uma vitória sobre o renomado lutador o colocaria imediatamente na corrida por uma disputa de título nos pesos penas.
“Acho que se eu vou subir, por que não atirar para as estrelas? Para mim, ir lutar contra um lutador mediano não faz muito sentido. O que isso faz por mim?, Eu entro e venço uma luta contra um cara como Max Holloway, quero dizer, acho que não há mais ninguém a quem enfrentar. Esse cara é aquele que está literalmente banindo todos os contenders um por um, então se ele vai continuar despachando esses caras, eu sou sangue novo, uma cara nova. Ele não tem o que fazer agora. Acho que o UFC 300 pode ser um card bom para isso”, finalizou Sterling.
A hora de Merab Dvalishvili
Os motivos que levaram Aljamain Sterling a buscar uma mudança de categoria são agora esclarecidos. A amizade próxima com Merab Dvalishvili, número um do ranking dos galos, levou ‘Aljo’ a abrir mão do cinturão dos pesos-galos para permitir que seu amigo possa competir por ele.
“É a hora do Merab. E a segunda parte disso é que eu estou um pouco cansado de cortar peso, esse tanto de peso. Eu ando por aí com 75, 77 (kg). Eu acho que posso sustentar esse corpo relativamente melhor, e acho que meu condicionamento e todo o resto poderia subir um pouco mais, de volta a quando eu era mais jovem, quando eu estava cortando menos. Tenho 34 agora, então, eu acho que só quero me adiantar a isso antes que isso fique na minha frente”, concluiu.
Fique por dentro de tudo sobre o UFC na conta oficial do torneio no X (antigo Twitter):
Tweets by UFCBrasilSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 20 de Setembro 2024
Mateus Taz sempre sonhou em ser jogador, mas descobriu no Jornalismo Desportivo seu grande dom. Tem 40 anos, pai de família e já correu na Maratona São Silvestre. Estudou produção cultural na Universidade Federal da Bahia e colabora em um projeto de Letramento para crianças carentes da periferia de Salvador. É fã do Bahia, mas gosta mesmo é de acompanhar os jogos das Ligas Internacionais. Erling Haaland, o Terminator, é seu ídolo.