A equipe ucraniana conquistou uma vitória em território neutro.
O Shakhtar Donetsk surpreendeu na quarta rodada da fase de grupos da Champions League. No primeiro dia de ação, a equipe ucraniana bateu o Barcelona no Estádio Volkspark, em Hamburgo, graças a uma vitória por 1-0 em que a equipe da casa deixou muitas dúvidas.
A equipe de Xavi Hernández não penetrou na área inimiga no primeiro tempo. As três oportunidades que tiveram foram criadas por chutes de longa distância de Ronald Araújo, Raphinha e Ilkay Gündogan.
Ineficácia gritante
Apesar de terem 60% de posse de bola, foram ineficazes. Completaram 295 passes com 91% de precisão, sendo 143 na sua metade do campo e os outros 152 na zona ofensiva, mas sem gerar perigo.
Ao contrário dos mineiros, que só precisaram de 40% de posse para abrir o placar. Apesar de não terem uma superioridade evidente, aproveitaram a última oportunidade que criaram no primeiro tempo para marcar.
No início da jogada, o zagueiro Yaroslav Rakitskiy tocou para Georgiy Sudakov. O jovem levantou a cabeça e viu que seu companheiro de equipe Giorgi Gocholeishvili tinha espaço para correr, então fez uma mudança de frente para romper as linhas.
O georgiano controlou e cruzou para a cabeça de Danylo Sikan, que chutou no poste mais próximo de Marc André Ter Stegen para marcar o único gol do jogo. Os primeiros 45 minutos chegaram ao fim com esse banho frio.
O Barcelona tentou mudar a sua formação
A responsabilidade recaiu sobre o Barcelona. O técnico espanhol introduziu Pedri, João Félix, Lamine Yamal e Álex Balde na mesma janela.
No entanto, o mesmo problema persistiu: a falta de gols. A equipe teve até 10 oportunidades, sete das quais dentro da área. Seis chutes foram para fora, três para o adversário e um no poste.
Com suas tentativas de gol, o Barcelona negligenciou a defesa. Ter Stegen teve que fazer defesas importantes. Aos 56 minutos, o mesmo autor do gol fez um chute que o goleiro Culé defendeu com as pernas. Terminou o jogo com três defesas, 24 de 26 passes certos, quatro de cinco chutes certeiros de longa distância, três defesas dentro da área, oito recuperações de bola e 30 toques.
Único Destaque
Outra alternativa que utilizaram foram os cruzamentos, mas encontraram uma defesa que completou 28 desarmes e quatro interceptações.
O único jogador destacado dos blaugranas, além do goleiro alemão, foi Ronald Araújo. O defensor central teve duas oportunidades de chute, mas ambas foram bloqueadas por seu marcador. Na defesa, ele completou três de cinco desarmes, fez sete recuperações, venceu nove de 10 duelos e sofreu duas faltas. Além disso, acertou 94 passes com uma taxa de sucesso de 95%.
Dessa forma, os blaugranas mantêm a liderança com nove pontos, conquistados em três vitórias e uma derrota. No entanto, agora estão empatados com o Porto, que venceu nesta rodada.
Por outro lado, os Los Topos estão se aproximando das posições de qualificação com seis pontos, obtidos em duas vitórias e duas derrotas. A equipe continua em terceiro lugar.
Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):
Tweets by sportvSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 14 de Dezembro 2024
Márcia Pereira é jornalista, mãe e amante de esportes. Possui formação acadêmica pela Universidade Federal do Paraná. Tendo sido atleta por muitos anos, sua área de atuação hoje é o jornalismo esportivo, como forma de estar próxima do que sempre amou e acredita. É Flamenguista roxa e tem Zico como seu grande ídolo do esporte. É fã de Gabigol.