Antiguidade é posto, e também é referência cultural! A inteligência artificial e seus usos avançam a passos largos, e a sua crescente difusão é evidente com cada nova implementação. Recentemente, uma das mais famosas redes sociais de vídeos, o TikTok, introduziu um recurso de voz que permite que os usuários utilizem a voz icônica de Galvão Bueno para narrar seus vídeos pessoais, destacando o poder da tecnologia em replicar vozes reconhecíveis, popularizando recursos que até ontem eram inimagináveis.
Assim caminha a humanidade
Para alguns, essa novidade pode parecer trivial, especialmente para a geração mais jovem que, além de estar imersa num mundo cada vez mais automatizado, talvez não conheça a história de Galvão Bueno. No entanto, a ousadia por trás desse recurso é inegável, por se apropriar de uma voz nacionalmente conhecida, a qual representa uma forte referência cultural no mundo da mídia esportiva. Isso demonstra como a tecnologia está transformando a maneira como interagimos com conteúdo digital, cada vez mais interativo e personalizável, confundindo as fronteiras da realidade com a da imaginação.
Uso simplificado
Como toda ferramenta que passa a fazer parte do aplicativo, o funcionamento do filtro de voz do GB é simples e eficaz. Após gravar um vídeo no TikTok, os usuários podem pressionar o botão vermelho e selecionar a opção ‘Voz’, onde encontram a opção do filtro ‘Galvão Bueno’. Isso permite que a voz do famoso narrador substitua a voz do usuário, possibilitando a narração de vídeos de uma forma única e memorável, com a marca registrada daquele que embalou os maiores momentos do esporte nacional nas últimas décadas.
Número 1 da Globo
Esse recurso celebra a supremacia de um dos maiores nomes do jornalismo esportivo, trazendo sua voz icônica para a criatividade dos usuários da plataforma. Galvão Bueno, atualmente aposentado da cobertura esportiva fez o seu nome através de uma longa carreira na TV Globo. Como narrador, marcou presença em todas as grandes coberturas esportivas, incluindo dez Copas do Mundo. Além disso, cobriu Olimpíadas e Eventos de Fórmula 1, onde narrou momentos memoráveis, dando-nos também frases icônicas, que permanecem vivas na cultura nacional.
Sua voz se tornou parte da cultura esportiva brasileira, e agora, sua presença na plataforma de redes sociais é um testemunho da influência duradoura do narrador. Isso não só impacta a cultura de redes sociais, mas também destaca como a tecnologia pode conectar diferentes gerações.
Acompanhe novidades do GB X (antigo Twitter):
Tweets by galvaobuenoSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Amanda Alvarez aprendeu com o seu pai todas as regras do futebol. Podia ser árbitra, se não tivesse escolhido o Jornalismo com ênfase em cobertura esportiva. Esteve nas Copas do Qatar e da Rússia, repercutindo o Mundial de Futebol para o público brasileiro. Torcedora do Santos, é súdita do Rei Pelé e Lucas Paquetá.