No próximo sábado (11/11), vai acontecer o tão esperado UFC 295 na meca das lutas, o Madison Square Garden, em Nova York. Depois de muita novela, com direito a cancelamento da luta entre Jones e Miocic, a luta entre Poatã e Procházka, válida pelo cinturão dos meio-pesados, vai encabeçar o evento.
Alex Pereira, ou simplesmente Poatã, é um dos melhores lutadores brasileiros em atuação no plantel do UFC, além de ser um dos mais queridos do público. Ex-campeão dos pesos-médios, depois de perder o título para Adesanya, migrou para a categoria de cima.
Nos meio-pesados, venceu o polonês Jan Błachowicz, ex-campeão da categoria, e agora vai direto para a disputa do cinturão, atualmente vago, contra o tcheco Jiří Procházka. Assim como Blachowicz, Procházca também já vestiu o cinturão dos meio-pesados, mas abdicou do título para não travar a categoria depois de uma complicada lesão no ombro. Essa é a sua primeira luta depois da lesão.
`The brand $ is currently inactive or not allowed in this country!`
Rivalidade?
Vale lembrar que o tcheco conquistou o cinturão em uma luta contra o amigo e mentor de Poatan, Glover Teixeira, hoje aposentado. Por conta disso, muito se tem falado que o brasileiro tem, com essa luta, a chance de vingar Glover.
Se, de um lado, essa narrativa é boa para vendar a luta, do outro, o sentimento de vingança pode prejudicar o desempenho do brasileiro. Em entrevista à CBS Sports, Poatan afirmou que está focado na luta e não vai deixar que o sentimento de revanchismo o prejudique
“Não vou entrar nessa luta com emoções mistas sobre vingança. Não quero jogar esse jogo. Quero ir com uma mentalidade muito positiva. Vou lutar com a mentalidade de que eles nem lutaram antes”, disse.
Por outro lado, Poatan, que treina na mesma academia que Glover Teixeira, não nega que a possibilidade de trazer de volta o cinturão para seu amigo o estimula.
“Mas olhando para o outro lado, de poder trazer o cinturão de volta para o Glover e colocá-lo de volta na academia, isso significa muito para mim”, afirmou.
Caso vença a luta, Poatan vai se tornar duplo-campeão do UFC em apenas sete lutas na organização, um feito inédito.
Acompanhe notícias do UFC no X (antigo Twitter):
Tweets by UFCBrasilSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 27 de Março 2025
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.