O Campeonato Brasileiro vive momentos decisivos, com várias equipes na disputa pelo título e outras tantas que só estão cumprindo tabela. Tendo isso em vista, na última segunda-feira (13/11), André Rizek trouxe à tona uma discussão controversa que permeia o universo do futebol brasileiro: as famigeradas “malas brancas”. Para o jornalista, episódios envolvendo esse fenômeno ocorrerão nas rodadas finais do Brasileirão.
De fato, à medida que a temporada se aproxima do encerramento, a discussão sobre as “malas brancas” se torna ainda mais pertinente, sobretudo se analisarmos a sequência de confrontos de cada equipe na briga pelo título. Equipes que estão disputando o título como Flamengo e Palmeiras, por exemplo, terão pela frente o já rebaixado América-MG em jogos que, segundo o apresentador da Seleção SporTV, podem suscitar questões controversas.
“Não posso fingir que isso não existe”
Sem papas na língua, Rizek não hesitou em abordar a prática das “malas brancas” no futebol brasileiro. Ele destacou a existência de casos históricos em que times receberam ajuda financeira de terceiros e mencionou explicitamente o América-MG, que, por já estar rebaixado, está propício a esse tipo de transações escusas.
“Eu até podia fingir que isso não existe, que o futebol é um conto de fadas, mas sei de inúmeros casos na história dos campeonatos nacionais da ajuda financeira de terceiros para times, como o América-MG, por exemplo, que já caiu. Sei que isso é vedado, que não pode, mas isso acontece em todo o campeonato” disse.
“Não tenho dúvidas de que vai rolar”
O termo “mala branca” refere-se a pagamentos feitos por clubes interessados no resultado de uma partida a outras equipes que não têm mais nada a conquistar nem nada a perder na competição. Vale ressaltar que Rizek não deu provas de que essa prática, que é proibida pelo regulamento do campeonato, tenha acontecido, mas disse ter convicção de que vai acontecer.
“Não tenho notícia de que já tenha rolado [mala-branca] nesse campeonato, mas não tenho nenhuma dúvida de que vai rolar até o fim. Isso acontece, é recorrente. É uma realidade do nosso futebol e faz diferença. Já vi vários jogos em que isso fez a diferença”, concluiu.
Diante da iminência das rodadas finais, as declarações de Rizek colocam em foco a necessidade de medidas rigorosas para preservar a transparência e a honestidade no cenário futebolístico nacional.
Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):
Tweets by andrizekSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 21 de Abril 2025
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.