A UEFA avisa que o FC Barcelona poderá ficar fora da Liga dos Campeões na próxima temporada devido aos desenrolar do caso Negreira.
O recente desenrolar da investigação do caso Negreira podem ter graves repercussões para o futuro do FC Barcelona. A Liga dos Campeões da UEFA estaria pensando em excluir definitivamente os azuis e brancos para a sua próxima época de competição.
Embora a UEFA tenha já dado luz verde ao Barcelona para participar na Liga dos Campeões deste ano, as recentes descobertas do caso Negreira, poderão influenciar uma mudança de rumo da equipe.
Alegação de suborno
O procura da sede da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e a acusação do juiz Joaquín Aguirre contra o FC Barcelona por alegação de suborno poderá ter consequências muito duras para a equipa catalã a nível da UEFA.
Aguirre considerou como prova de irregularidade os pagamentos efetuados pelo clube durante 24 anos a José María Enríquez Negreira, que era vice-presidente do Comité Técnico de Árbitros (CTA).
O crime de suborno está consumado quando o pagamento é efetuado, independentemente de se provar ou não a corrupção sistêmica da arbitragem espanhola em resultado de tais pagamentos,
afirmou o magistrado.
O vespeiro está agitado
Com esta última informação, o vespeiro que foi colocado em “stand by” durante o verão foi novamente agitado. Num nota emitida a 27 de julhoA UEFA, através do seu Órgão de Recurso, comunicou a decisão de suspender o processo relativo à admissão do Barcelona nas competições europeias da época em curso. Para já, o Barcelona participará “provisoriamente” nesta temporada.
No entanto, advertiu também que o processo de suspensão pode ser retomado a pedido dos inspectores de ética e disciplina (EDI), encarregados do caso. E lembrou que existem duas vias de sanção para o Barça: a disciplinar, que pode demorar mais tempo, e a da sua participação nos torneios da UEFA, que seria mais imediata.
O organismo reserva-se uma decisão futura sobre a admissão/exclusão das competições de clubes da UEFA. O Barcelona é obrigado a manter-se informado sobre a evolução das investigações em curso de uma forma pró-ativa e a fornecer todos os documentos e informações solicitados,
explicou.
Embora o Comité de Apelo da UEFA tenha também pedido aos investigadores responsáveis pelo caso que enviem um relatório atualizado quando considerarem que a admissão/exclusão do Barcelona deve ser avaliada. Assim sendo, poderá ser tomada uma decisão de suspensão do clube se as investigações das autoridades espanholas forem suficientemente evidentes e os inspectores de ética e disciplina (EDI) assim o determinarem.
FC Barcelona mais um “Caso Milão”?
A UEFA quer evitar a todo o custo a repetição de uma situação semelhante à que sofreu na temporada 2006/07 com o AC Milan, uma equipe que se encontrava na mesma situação que o Barcelona: envolvidos em alegações de fraude na arbitragem.
No verão de 2006, o Painel de Emergência da UEFA concluiu que, devido à insuficiência de bases jurídicas nos regulamentos, deveria admitir o AC Milan na competição. No entanto, esta decisão só trouxe dores de cabeça à UEFA quando os rubro-negros levantaram a taça da Liga dos Campeões. A opinião pública criticou fortemente.
Foi este ponto de virada que levou à alteração do artigo 50º dos estatutos da Confederação Europeia de Futebol nos seguintes termos
“A admissão a uma competição da UEFA de uma associação ou clube membro direta ou indiretamente envolvido em qualquer atividade destinada a organizar ou a influenciar o resultado de um jogo a nível nacional ou internacional pode ser recusada com efeitos imediatos, sem prejuízo de eventuais medidas disciplinares.
Acompanhe novidades sobre o Barça no X (antigo Twitter):
Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 27 de Março 2025
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.