‘Flamenguistas Favelados’: Sérgio Mauricio reacende polêmica e culpa Tribunal da Internet

Atualizado :

Sergio Mauricio, atual narrador da Band, foi convidado pelo Uol Esportes a dar uma entrevista na qual falou sobre tudo, inclusive a polêmica com o Flamengo no ano passado. Durante uma transmissão, ele chamou os torcedores do clube de ‘Flamenguistas Favelados’, o que repercutiu mal nas redes. Veja como Sergio lida com isso atualmente.

A era da representatividade, inclusão e discussão de temas sociais urgentes à humanidade tem chegado à esfera esportiva, mas não sem acender polêmicas. O motivo? As raízes profundas numa interação mais livre, despreocupada e que, ocasionalmente, termina por reforçar estereótipos sociais que, para os olhos dos paladinos do cancelamento, soariam como atraso. Dessa vez sobrou para o experiente Sergio Maurício, que foi obrigado a se explicar sobre uma frase dita no ano passado.

Flamenguistas Favelados

O comentário aconteceu em 2022, durante uma partida do Flamengo, na qual Sergio estava escalado para narrar: “Vá pro inferno. Vê se tem flamenguista lá? É tudo duro, favelado.” Ouve-se Sergio comentar, enquanto rebate a fala de alguém que comenta a partida. A fala, que poderia passar despercebida, dada à forma sucinta com a que é pronunciada, gerou revolta na internet. Veja o momento:

Obrigado a se posicionar

Na última semana, em entrevista ao Uol Esportes, Sergio foi perguntado sobre o acontecimento, e foi corajoso em defender o seu ponto de vista. Segundo ele, o pronunciamento nada teria a ver com preconceito. O narrador afirma que é uma brincadeira, comum no mundo dos esportes, a ponto de qualquer jogador, ou pessoa pertencente ao universo, entender as nuances: cada time tem uma “má fama”, e as pessoas brincam com isso.

No entanto, o tribunal da internet está em alerta, e disposto a aplicar a política do cancelamento em qualquer pessoa que se atreva a mostrar uma linha de pensamento distinta às “novas regras de etiqueta” por eles estabelecidas.

Porém, contudo, entretanto

Mas o que não podemos esquecer é que, apesar de ser cultural, há mesmo uma nova onda de inclusão chegando aí. Não há formas de mudar as estrutura profunda de desigualdade da sociedade sem debater antigos preconceitos. Além disso, a indústria dos esportes também tem buscado se beneficiar com as políticas de inclusão e representatividade, mostrando que também gosta de lucrar com o debate. Sendo assim, porque ficar aferrado aos antigos ideais, reproduzindo bobagens e atacando minorias? Veja alguns tweets destacados de telespectadores comentando a fala do narrador. A reação das pessoas na internet reflete bem o descontentamento, e a falta de tolerância relacionada a certos preconceitos, os quais já não cabem mais.

Veja o perfil do Uol Esportes de no Twitter e acompanhe todas as novidades da plataforma:

<a class=”twitter-timeline” data-height=”500″ href=”https://twitter.com/UOLEsporte?ref_src=twsrc%5Etfw”>Tweets by UOLEsporte</a> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.

notícias

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Sem categoria > ‘Flamenguistas Favelados’: Sérgio Mauricio reacende polêmica e culpa Tribunal da Internet