A Bola de Ouro é sem dúvidas o prêmio individual de maior prestígio no futebol. O prêmio é concedido pela revista francesa France Football ao jogador com melhor desempenho na temporada europeia.
O vencedor da Bola de Ouro é escolhido com base em uma combinação de votos de representantes da mídia, capitães de seleções e treinadores.
A campanha Bola de Ouro de 2023 está prestes a terminar, e alguns dos melhores jogadores de futebol do mundo esperam suceder ao vencedor de 2022 e levantar a Bola de Ouro em Paris no final do ano.
Karim Benzema conquistou o tão cobiçado prêmio em 2022. A corrida para a Bola de Ouro 2023 está bem e verdadeiramente iniciada, com os resultados da Copa do Mundo da FIFA 2022 provavelmente tendo uma grande influência sobre o resultado, e com os eventos da fase de mata-mata da Champions League tendo apenas intensificado o debate.
Esperava-se que fosse uma batalha única pela Bola de Ouro, e não há dúvida de que desempenhar um papel de destaque no Catar aumentou as chances de alguns jogadores disputarem o prêmio, mesmo com a fase eliminatória da Champions League em pleno andamento. Quem, então, se colocou na disputa pela maior honra individual de todas, e quem ainda tem que recuperar o atraso?
De acordo com prognósticos de futebol na Midnite, Lionel Messi é o principal favorito a conquistar a Bola de Ouro em 2023. No entanto, o baixo desempenho do argentino no início deste ano fez com que seu favoritismo diminuísse, aumentando as chances de Erling Haaland ou Kylian Mbappé conquistarem seu primeiro prêmio individual.
Vamos conferir alguns dos favoritos à conquista da Bola de Ouro deste ano.
Karim Benzema

Depois de uma temporada irregular, Karim Benzema está de volta e impulsionando o Real Madrid para mais conquistas em um esforço tardio para defender seu título.
Após a pausa para a data FIFA em março, o atacante francês anotou dois hat-tricks consecutivos, incluindo um triplete em pleno Camp Nou para eliminar o Barcelona da Copa del Rey. Isso sugere que ele está no auge da forma e pode ser o suficiente para o Real Madrid vencer mais uma Champions League.
Vinícius Júnior
O jogo de Vinícius parece ter se desenvolvido ainda mais desde a virada do ano, e ele agora é considerado um dos atacantes mais temíveis do planeta.
Ainda com chances de conquistar mais dois troféus antes do final da temporada, incluindo a Champions League, pode ser um final de temporada memorável para o craque brasileiro.
Erling Haaland
As perspectivas de Erling Haaland de ganhar a Bola de Ouro de 2023 podem ter sido prejudicadas pelo fracasso da Noruega em se classificar para a Copa do Mundo da FIFA de 2022. Mas ele está se destacando na temporada doméstica em seu novo clube, o Manchester City.
Haaland dominou a Premier League nesta temporada com sua prolífica capacidade de marcar gols. Em suas 41 partidas pela equipe de Pep Guardiola nesta temporada, o jogador de 22 anos já acumulou incríveis 48 gols e seis assistências e é o artilheiro absoluto da Premier League.
Se Haaland puder ganhar alguns troféus importantes com o City neste ano, ele pode vir a ganhar a Bola de Ouro.
Kylian Mbappé
Você não pode deixar de se sentir mal por Kylian Mbappé. Na final da Copa do Mundo, o jogador de 24 anos marcou um hat-trick, mas não conseguiu levar a França à vitória. Mbappé conquistou a Chuteira de Ouro no torneio e também está em excelente forma pelo PSG.
Mbappé fez 36 partidas pelo Paris Saint-Germain em todas as competições nesta temporada, marcando 32 gols e dando nove assistências.
É provável que o francês ganhe alguns troféus importantes nesta temporada e isso deve aumentar suas chances na corrida da Bola de Ouro. Mas não ajuda que o principal candidato à conquista do prêmio seja seu companheiro de equipe, Lionel Messi.
Lionel Messi
Lionel Messi está a caminho de vencer a Bola de Ouro pela oitava vez, aumentando ainda mais seu recorde. Ele conduziu a Argentina à vitória na Copa do Mundo e levou para casa a Bola de Ouro do torneio, concedida ao melhor jogador da competição. Durante a Copa do Mundo, Messi esteve em grande forma, marcando sete gols e dando três assistências, incluindo dois tentos na final do torneio contra a França.
Ele também está em uma forma incrível pelo PSG nesta temporada. Em 35 partidas em todas as competições até agora na temporada 2022-23 pela equipe de Christophe Galtier, o jogador de 35 anos tem 20 gols e 18 assistências.
A margem no topo da corrida pela Bola de Ouro está diminuindo progressivamente à medida que nos aproximamos da reta final, mas o imprevisível argentino apareceu com alguns gols cruciais para o PSG nas últimas semanas para muito bem levá-los além do limite na perseguição pelo título da Ligue 1.
Se Messi continuar assim, é provável que chegue ao topo do pódio da Bola de Ouro.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 23 de Junho 2025
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.
Haalandcolosa