O UOL publicou na noite desta quarta-feira (13) matéria na qual dizia que o Santos impediu a entrada de jornalistas do portal na Vila Belmiro para cobertura do confronto conta a Universidad Católica de Quito, do Equador, pela Copa Sul-Americana. Posteriormente, o clube paulista publicou nota rebatendo o conteúdo divulgado pelo UOL, e cobrando posicionamento.
O portal informou que pedido de credenciamento foi feito dentro dos prazos e atendeu às exigências do clube. Mesmo assim, foi vetado pela comunicação do Santos sem explicações.
A reação do Santos acontece após a publicação de uma coluna do jornalista Juca Kfouri, no último sábado, com críticas ao desempenho da equipe no empate sem gols contra o Fluminense.
“É um atentado à liberdade da imprensa. Uma medida truculenta, uma retaliação impensável em um país democrático”, diz o diretor de Conteúdo do UOL, Murilo Garavello. “São prejudicados centenas de milhares de torcedores do Santos que acompanham o clube pelo UOL e é um movimento muito preocupante. Temos perto de uma centena de colunistas e de jornalistas que trabalham com Esporte. Se um deles tiver uma opinião incômoda o veículo inteiro é punido? O Santos só vai aceitar o jornalismo que elogiar o clube?”
Em nota, o Santos disse que o fato de impedir jornalistas de entrarem no estádio é decorrente de críticas feitas ao clube. “Todo jornalista pode falar o que bem entender, desde que exista respeito. Em meio a um momento de violência inaceitável no mundo do futebol, com agressões a profissionais de diversos clubes, tal respeito torna-se ainda mais fundamental. O que aconteceu no sábado foi um insulto gratuito ao Santos e seus oito milhões de torcedores. A instituição Santos FC foi agredida e a liberdade de imprensa não representa liberdade para poder menosprezar qualquer instituição, independente de ser o Santos FC. Existe uma distância quilométrica entre a crítica e o desrespeito gratuito. A crítica e a divergência de ideias e de opiniões fazem parte do alicerce da democracia. O desrespeito é o gesto mais antidemocrático de todos”, diz o texto.
O Santos voltou a pedir um posicionamento do UOL, “se concorda ou não com o termo usado pelo jornalista ao se referir ao Santos – “Ninguém FC”, um clube bicampeão mundial, tricampeão da Libertadores, que teve o maior jogador de todos os tempos, o Rei Pelé”.
Vários jornalistas se manifestaram sobre a não entrada de jornalistas do UOL na Vila Belmiro. André Rizek do sportv escreveu no Twitter. “Triste episódio da história gloriosa do Santos. Mostra que o clube está completamente perdido em todas as áreas – e não apenas no futebol. A opinião de um jornalista, hoje, é o menor dos problemas de uma equipe que quase foi rebaixada no Paulista. Lamentável”.
Quem também se posicionou foi Ricardo Capriotti, da Rádio Bandeirantes. “É lamentável e retrógrada a posição da diretoria santista de proibir a equipe do UOL de trabalhar na Vila Belmiro. Censurar veículos de comunicação não é o caminho para resolver demandas. O Santos é gigante e não combina com a atitude pequena do seu presidente”.
Fernando Camargo, da Energia 97 e NSports, também escreveu sobre o tema nas redes sociais. “Não tinha falado sobre o assunto. Absolutamente ridícula a atitude da diretoria do Santos em impedir os profissionais do UOL de exercerem o direito de trabalho. Punição a profissionais que nada tem a ver com o caso Juca Kfouri. Lamentável!!”.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 24 de Junho 2026

Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.
SBC Summit 2025 terá presença de Ernest Bowes, editor do Esporte e Mídia
“Golaço-aço!!” A trajetória e o legado de Luciano do Valle no esporte brasileiro
Loterj sob pressão: STF corta as asas das apostas fora do Rio
As 10 contratações mais caras da história do Chelsea






Se o Neymá não comprar, o Santos vai acabar depois que Rei Pelé morrer.
não, seu hipócrita corporativista : o kfouri se referiu ao Santos como ” NADA ”.
Por essas e outras que a credibilidade de jornalistas desce cada vez mais na visão da população.
Mas, lógico, a culpa nunca é de vocês, mas sim, do ” ódio das redes ”. Vcs que são os coitadinhos.